Cristã aprende a ler com a Bíblia no Laos

Rangroon cresceu em um vilarejo onde as mulheres não podem ser alfabetizadas

Portas Abertas • 30 jul 2023


Hoje, a cristã consegue se proteger de abusos e pode estudar as Escrituras sozinha

Hoje, a cristã consegue se proteger de abusos e pode estudar as Escrituras sozinha

Um dos momentos marcantes na caminhada cristã é a primeira vez que conseguimos ler o texto bíblico sozinhos. Muitas vezes isso acontece ainda na infância, quando aprendemos a ler e escrever na escola.  


No entanto, essa não é a realidade de muitos cristãos perseguidos no
Laos. Alguns deles vivem em vilarejos remotos e não têm condições, tempo ou professores que os ensinem a ler. Quando se trata das mulheres, a dificuldade é ainda maior, pois são proibidas de ir à escola e serem alfabetizadas. Dessa forma, sempre dependem de alguém que leia para eles. 


Autonomia e maturidade
 


O
projeto de alfabetização e treinamentos da Portas Abertas está permitindo que cristãos no Sudeste Asiático, como a jovem Rangroon (pseudônimo) conquistem o direito básico de ler e escrever e, ao mesmo tempo, tenham condições para o amadurecer espiritualmente por meio da leitura da Bíblia.  


Antes de participar das aulas, a vida de Rangroon era difícil. Algumas pessoas na vila tiravam vantagem dela por ser analfabeta. “Ser analfabeta torna a vida muito difícil já que muitas coisas podem ser mal-entendidas e é fácil ter falhas na comunicação”, explicou.
 


Mas agora, a vida é muito melhor para a cristã de 25 anos.
“Após participar das aulas de alfabetização por alguns meses, aprendi a ler. Agora, quando vou à igreja, fico muito feliz porque posso finalmente abrir a Bíblia, ler as passagens e cantar os versos das músicas.” 


Mude vidas por meio da alfabetização no Sudeste Asiático   

 
Sua ajuda é essencial para que cristãos perseguidos como Rangroon obtenham o direito básico de saber ler e escrever para que possam estudar a Bíblia. Faça uma doação para que eles recebam instrução bíblica e sejam alfabetizados no Laos e Vietnã. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco