Portas Abertas • 28 mai 2024
Desta participou do seminário de cuidados pós-trauma depois dos ataques
Desta (pseudônimo) e sua família foram vítimas da violência na comunidade de Qibet, no Centro da Etiópia. Em setembro do ano passado, as tensões entre cristãos e muçulmanos na região resultaram em atos violentos. De acordo com líderes da igreja local e contatos da Portas Abertas, a situação se agravou por causa de um boato sobre um cristão ter causado dificuldades para estudantes muçulmanos na região.
Grupos radicais decidiram resolver a questão com as próprias mãos por meio da violência. Parceiros da Portas ajudaram Desta e outras vítimas da violência com socorro emergencial e cuidados pós-trauma. Durante o conflito, mais de 20 casas foram incendiadas, cinco lojas foram vandalizadas e destruídas e seis cristãos ficaram feridos e foram levados para o hospital.
Em meio aos ataques, Desta continuou dizendo “glória a Deus”. A cristã é viúva há quinze anos e tem quatro filhos adultos. Ela conheceu a Jesus quando o marido morreu e desde o início enfrenta grande pressão. Mas ser odiada e excluída por amor a Jesus não foi suficiente para desanimar a fé da cristã. As cinzas e os destroços da casa são provas dessa convicção.
“Quando saímos de casa, foi muito difícil. Nós nos escondemos atrás das árvores da casa dos vizinhos. Não posso explicar o tamanho da dor e da preocupação que sentimos em meio ao caos. Tudo que possuíamos foi destruído, perdemos tudo”, disse Desta. Graças as suas orações e doações, a Portas Abertas pôde providenciar o socorro emergencial durante a crise, com comida, utensílios básicos para cozinha e sabão.
Socorro emergencial entregue a mais de 90 famílias cristãs na Etiópia
Algumas semanas depois, uma nova onda de violência em Qibet obrigou mais de 90 seguidores de Jesus a deixarem a cidade. Muitas famílias cristãs, incluindo a de Desta, encontraram abrigo em igrejas locais próximas. Alguns dias se passaram e os ataques anunciados não aconteceram, pois o governo interveio. Mas, por causa da ansiedade e da dor causadas pela crise de segurança, Desta e outros cristãos na Etiópia foram convidados a participar do projeto de cuidados pós-trauma da Portas Abertas.
Eles estavam com o coração pesado, preocupados em continuar a vida sob ameaça de novos ataques. “Depois de participar do seminário de cuidados pós-trauma, inúmeras coisas mudaram em mim. Aprendi sobre humildade, sobre perdão e como o próprio Jesus foi perseguido e odiado, mas ele teve bom ânimo. Entendi que preciso amar meus inimigos e compartilhar o amor de Deus com eles por meio das minhas ações. Sabemos que eles não nos amam, mas precisamos entregar nossas vidas por eles”, relata Desta.
A violência que Desta enfrentou é apenas um exemplo do que milhares de cristãos enfrentam por amor a Jesus na África Subsaariana. Socorra cristãos perseguidos na África Subsaariana com alimentos, cuidados pós-trauma e outras necessidades emergenciais.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados