Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Etiópia
Posição no ranking:36
Bandeira-Etiopia
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Protecionismo denominacional, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
70
Religião
Cristianismo
Capital
Adis Abeba
População
118,5 MILHÕES
População cristã
81,3 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos na Etiópia?

A perseguição na Etiópia é complicada porque varia de acordo com o tipo de cristão e onde ele vive. Convertidos do islã podem enfrentar hostilidade severa, que vai desde rejeição familiar até violência física. Em regiões de maioria muçulmana, convertidos também podem sofrer ataques de multidões e discriminação, além de ver suas igrejas serem incendiadas. Isso geralmente é intensificado pela frágil situação de segurança na Etiópia. 

A Igreja Ortodoxa Etíope (IOE) influencia muito a identidade nacional. Suas facções ultraconservadoras frequentemente retratam cristãos protestantes e evangélicos como estrangeiros e antipatrióticos. Isso pode levar a estigmatização generalizada e a pressão, especialmente contra cristãos que deixaram a ortodoxia por outras tradições cristãs. Esses seguidores de Jesus também podem enfrentar pressão da família e das comunidades ortodoxas. 

Como as mulheres são perseguidas na Etiópia?

Mulheres e meninas cristãs enfrentam perseguição em que violência de gênero, conflito e insegurança alimentar se combinam. Rapto de noivas e casamento forçado continuam generalizados, com relatos de homens muçulmanos incentivados a se casar com mulheres cristãs. Convertidas são particularmente vulneráveis, pois famílias podem forçar suas filhas ao casamento, mantê-las em prisão domiciliar ou expulsá-las. Dentro do casamento, abuso sexual e físico é comum e até tolerado pelas comunidades. O abuso sexual também pode ser usado para punir mulheres cristãs por deixarem a religião da comunidade, levando a estigma, trauma, divórcio, perda da guarda dos filhos e insegurança prolongada. 

Como os homens são perseguidos na Etiópia?

Homens e meninos cristãos correm risco de ataque físico, deslocamento, roubo e morte, especialmente durante invasões ou agitação civil. Como provedores da família e líderes da igreja, os homens são alvos estratégicos, tornando suas famílias e congregações mais vulneráveis. Muitos homens enfrentam recrutamento forçado por grupos armados.  

O Estado viola a liberdade religiosa dos homens por meio de prisão, particularmente em regiões de maioria muçulmana, onde autoridades não protegem cristãos e interferem na liderança da igreja. Convertidos são pressionados pelas famílias, privados de meios de subsistência e frequentemente forçados a fugir. Alguns são atraídos com incentivos financeiros para abandonar o cristianismo. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Etiópia?

A Portas Abertas atua na Etiópia com ajuda emergencial, treinamento de preparação para a perseguição e projetos de geração de renda.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Etiópia?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Etiópia?

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Etiópia são: opressão islâmica, protecionismo denominacional, opressão do clã e paranoia ditatorial.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Ruas da Etiópia, com casas, carros e comércios

Pedidos de oração da Etiópia

  • Peça a Deus que livre os cristãos de origem muçulmana da violência e una seu povo na Etiópia. 
  • Clame por proteção aos cristãos que vivem em áreas onde extremistas islâmicos estão ativos.  
  • Ore pelo trabalho da Portas Abertas por meio de nossos parceiros locais na Etiópia, como cuidados pós-trauma e projetos escolares. 

Mais informações sobre o país