Cristão foge da prisão no Iêmen

Adam foi considerado um criminoso por se converter ao cristianismo

Portas Abertas • 16 fev 2024


Hoje, o cristão vive em outra cidade onde ninguém o conhece no Iêmen (foto representativa)

Hoje, o cristão vive em outra cidade onde ninguém o conhece no Iêmen (foto representativa)

É difícil encontrar cristãos no Iêmen. No país que ocupa o 5° lugar na Lista Mundial da Perseguida 2024 é ilegal deixar o islã para seguir a Jesus. Seguidores de Jesus como Adam (pseudônimo), de 19 anos, vivem com medo de serem pegos e presos pelas autoridades.  

 

Ele já foi preso anteriormente e, por causa da fé em Jesus, pode ser alvo de ataques da família ou de membros das tribos da qual faz parte. Pela graça de Deus, ele conseguiu escapar das autoridades iemenitas.  

 

Apesar de saber que não está mais sozinho, ele nunca se sente seguro. Sempre observa se alguém o trairá e denunciará. “Nasci e cresci no Iêmen. Há uma guerra acontecendo em meu país durante quase toda a minha vida. Mas minha vida mudou drasticamente há seis ou sete anos, quando comecei a seguir a Jesus”, conta Adam. 

 

Quem é Jesus? 
 

“Quando criança, cuidava do gado da minha família. Eu já tinha ouvido sobre seguidores de Jesus. Até mesmo conhecia alguns deles. Mas uma questão permanecia na minha mente: Esse Jesus é mesmo mais do que um profeta?” 

 

Um antigo amigo de Adam explicou para ele o perdão e o preço pago por Jesus na cruz para nossa salvação. “No ano passado, fui convidado para participar de um treinamento junto a outros jovens cristãos de origem muçulmana e ali fiz novos amigos. Eu não tinha ideia de que tantos iemenitas haviam entregado suas vidas a Jesus”, acrescenta Adam.  

 
Enquanto estava no treinamento, pessoas armadas entraram na casa. “Todos foram postos no canto enquanto eles revistavam nossas coisas. Casacos, bolsas, tudo. Então, fomos levados para a delegacia e presos.” Adam esperava ser liberto logo, mas os dias se tornaram semanas, e as semanas, meses.  

 

Fé fortalecida na prisão 

 

“As noites eram muito longas. Tínhamos que acordar em horários irregulares ou passarmos a noite inteira no pátio. Todos os dias. Eu não tinha noção do que aconteceria no dia seguinte”, diz Adam. Algumas vezes, eles eram transferidos para outras prisões.  

 

Foi em uma das transferências para outra prisão, quase sete semanas depois da prisão de Adam, que aconteceu a oportunidade para a fuga. “Os guardas não estavam prestando muita atenção - seja graças à ajuda de nossos amigos ou simplesmente graças à provisão de Deus. De toda forma, foi assim que consegui escapar sem que ninguém percebesse”, afirma o cristão.  

 

Hoje, Adam vive em outra cidade onde ninguém o conhece. Há outros cristãos ali, com quem ele tem conseguido adorar a Deus e crescer espiritualmente. “Mas minha vida nunca mais será a mesma. Se a pessoa errada descobrir que eu sigo a Jesus, não sei o que acontecerá. Apesar disso, eu nunca queiro deixar Jesus. A experiência na prisão, na verdade, fortaleceu minha fé. Estou ainda mais motivado para memorizar as partes do evangelho. É isso que eu quero: que a palavra de Deus esteja arraigada no fundo do meu coração.”

 

Alimente cristãos famintos no Iêmen 

 

Com a guerra, as pessoas no Iêmen não têm condições de comprar comida. Sua doação garante alimento a um cristão que enfrenta perseguição extrema, como Adam, ajudando sua família a sobreviver no Iêmen.   
 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco