Cristãos perseguidos no norte do Iraque criam empresas

Portas Abertas • 7 nov 2015


7_Iraq_0260101745

Milhares de iraquianos cristãos fugiram de Mossul e Bagdá para o ‘relativamente seguro’ norte do Iraque. Eles escaparam da violência e tumulto na esperança de um novo futuro. A Portas Abertas apoia o projeto de alguns desses para que iniciem e sejam capazes ter uma renda para sustentar a família. Os microcréditos e formação profissional têm provado ser uma boa ferramenta para incentivá-los a permanecer no seu país, além de estimular e encorajas esses refugiados.

Funcionou? Essa é sempre a questão a avaliar nesse tipo de microcréditos a novos empreendedores. Aos 51 anos, Malik* foi um dos beneficiados e abriu uma pequena mercearia. A loja fica em uma pequena aldeia cristã perto de Mossul, a antiga Nínive. É próximo da fronteira entre o Iraque e o Curdistão. Toda a loja não tem mais de 30 metros quadrados. Nas prateleiras, artigos de necessidades básicas diárias. Passando os olhos pela loja, Malik explica o quanto o programa de microcrédito e formação ajudou toda a sua família. E, além da loja, o cristão recebe uma ajuda do governo por ser veterano de guerra e ex-prisioneiro de combate. ""Ainda assim, não é fácil cuidar de minha família"", aponta.

Para ele, a esposa e os quatro filhos ainda é um desafio ter dinheiro para abastecer a própria despensa e alimentar a família adequadamente. Ao ser questionado sobre o futuro, ele responde com grande confiança em Deus: ""Futuro? Ninguém a não ser o Senhor conhece o futuro. Tenho visto muitas coisas no Iraque. Eu acredito em Jesus, e tenho esperança e fé que as coisas vão melhorar.""

*Nome alterados por motivos de segurança.

Esperança para a igreja no Iraque e Síria
Todos os dias, vemos e ouvimos nos meios de comunicação histórias de refugiados, e sabemos que eles precisam de nossa ajuda e de nossas orações. É por esse motivo que convidamos você a participar do Domingo da Igreja Perseguida (DIP), um dia de intercessão pelos cristãos perseguidos ao redor do mundo.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco