Cristãos são forçados a fugir na Nigéria

Conheça os principais desafios dos seguidores de Jesus deslocados no país

Portas Abertas • 27 nov 2024


Há três anos, Abraham vive com a esposa e os filhos em um campo de deslocados internos na Nigéria

Há três anos, Abraham vive com a esposa e os filhos em um campo de deslocados internos na Nigéria

A Nigéria é o país mais mortal para os cristãos. De acordo com a Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024, aconteceram 4.118 assassinatos de seguidores de Jesus por questões religiosas, o equivalente a 82% de todos os 4.998 casos de mortes no mundo.  

Os cristãos sobreviventes dos ataques de grupos armados e de extremistas islâmicos precisaram fugir de suas casas e comunidades, e agora estão deslocados pelo país. Apenas no período de pesquisa da LMP, 1 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023, 100 mil seguidores de Jesus saíram de suas casas para viver em tendas improvisadas, sem comida, água, saneamento básico e cuidados médicos.

Abraham é um cristão deslocado na Nigéria. Há três anos, ele vive com a família de cinco pessoas em um acampamento improvisado. Ali, mais de três mil seguidores de Jesus sobrevivem e dividem 15 banheiros.   

O cristão escapou de um ataque na vila de Tse Ancha, que resultou na morte de oito pessoas e feriu sete. Os extremistas islâmicos entre o povo fulani avisaram que atacariam e isso deu tempo de Abraham mandar a esposa e os três filhos para um local seguro. 

Abraham agora luta diariamente para sobreviver juntamente com a família. Apesar de ser alfabetizado e sonhar em fazer um curso superior, o cristão encontra serviços esporádicos. “Há quatro dias, não tínhamos comida. Quando a fome se tornou insuportável, saí para ajudar em uma plantação de batata doce. Quando voltei, encontrei minha esposa no chão, porque ela estava com muita fome. Ela até ficou doente e só começou a se sentar ontem”, revela.

Consequências do deslocamento

Outro problema do deslocamento é a impossibilidade de enviar os filhos para a escola. As famílias cristãs, que não têm onde plantar e nem dinheiro para comprar comida, não conseguem pagar as taxas escolares. Além disso, é arriscado sair dos acampamentos de deslocados, pois podem ser atacados por grupos extremistas que dominam a região.

O cristão desabafa: “Tenho lutado para permanecer vivo. Se continuarmos assim, seremos forçados a nos mudar para qualquer lugar que não esteja sendo atacado. Minha oração é que nada seja difícil demais para Deus”.

Participe do DIP 2025

Os cristãos deslocados na Nigéria precisam de apoio para sobreviver e resistir à perseguição violenta. Organize o Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2025 em sua igreja local e ajude a mudar a realidade de nossos irmãos por meio da oração.

Pedidos de oração

  • Clame pelo DIP 2025, para que mais igrejas brasileiras se comprometam em orar pelos cristãos deslocados.
  • Interceda por paz, provisão e encorajamento a Abraham e outros cristãos deslocados na Nigéria.
  • Ore pelo fim da violência no país e por sabedoria aos governantes para combaterem grupos armados e extremistas.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco