É proibido fazer gestos cristãos na Arábia Saudita?

Não há leis sobre gestos no país, mas igrejas e conversão ao cristianismo são proibidos

Portas Abertas • 10 ago 2023


A Arábia Saudita é um dos poucos países onde não existe nenhuma igreja (foto: Unsplash)

A Arábia Saudita é um dos poucos países onde não existe nenhuma igreja (foto: Unsplash)

Não há leis específicas que proíbam manifestações cristãs na Arábia Saudita, como o sinal da cruz que o jogador português, Cristiano Ronaldo, fez ontem ao comemorar o gol durante a Copa dos Campeões Árabes. No entanto, é proibido aos nativos seguir outra religião que não seja o islamismo e o cristianismo só pode ser praticado por estrangeiros e de forma privada.  


Atualmente, a Arábia Saudita ocupa a 13ª
 posição entre os 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2023. É uma nação islâmica conservadora e um dos poucos países que ainda proíbem completamente a existência de templos cristãos. Nenhuma igreja oficial de qualquer denominação cristã é permitida. 


Cristãos secretos
 


Por isso,
a fé é vivida de maneira secreta e, muitas vezes, de modo solitário no país. Todos os cidadãos sauditas supostamente são muçulmanos. Há poucos cristãos na região, sendo a maioria trabalhadores estrangeiros que moram na Arábia Saudita e alguns cristãos de origem muçulmana, ou seja, que deixaram o islã para seguir a Jesus.  


Os estrangeiros podem apenas praticar a fé de forma privada. Já os cristãos de origem muçulmana podem ser sentenciados a pena de morte por apostasia do islamismo. Em ambos os casos, é proibido compartilhar a fé cristã com outras pessoas, por isso, gestos cristãos como o que fez Cristiano Ronaldo podem gerar sérias implicações.  


Por ser um jogador reconhecido internacionalmente e até mesmo pelas tentativas recentes da Arábia Saudita em aparentar ser uma nação mais aberta, o gesto não resultou em nenhum tipo de punição até agora. Mas os cristãos que vivem no país continuam convivendo com a perseguição e suas restrições.
 


Pedidos de oração
 

  • Ore para que as autoridades respeitem o direito de liberdade religiosa e permitam que os cristãos se reúnam em igrejas.  
  • Interceda por proteção para os cristãos secretos que temem ataques da comunidade e até mesmo a pena de morte.  
  • Clame ao Senhor pelos poucos cristãos que resistem na Arábia Saudita para que mantenham a fé firme em Cristo e sejam sal e luz na nação.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco