Portas Abertas • 7 dez 2024
Por deixarem o animismo para seguir a Jesus, os vizinhos acusam a família de Trieu e Bao de trazer má sorte à comunidade (foto representativa)
Trieu*, sua esposa e o filho, Bao*, uma família de cristãos no Vietnã, precisam das orações da igreja global. Eles têm enfrentado contínuas ameaças e oposição dos vizinhos. Em abril deste ano, o filho de Trieu chegou a ser apedrejado por três moradores furiosos. Os três vivem em um vilarejo remoto, nas montanhas do Vietnã.
A jornada até descobrir a maravilhosa graça de Cristo não foi fácil, e a escolha de deixar a religião animista para trás não foi bem-vista pela comunidade. Antes da conversão, Bao foi possuído por demônio e, em seguida, o próprio Trieu foi possuído, correndo sem direção e sempre com medo.
A esposa de Trieu, de 48 anos, também começou a sentir muitas dores no peito. A família vendeu a motocicleta para pagar o tratamento que o xamã do vilarejo prometia. Em um dos dias em que se sentiu melhor, Trieu se lembrou de seu tio que falava sobre Deus, então foi procurá-lo e pediu que ele orasse por sua família, especialmente pela esposa, que nunca era curada, mesmo depois de ver xamãs de diferentes comunidades.
Pouco depois da oração, a esposa foi completamente curada. Desde então, a vida dos três mudou. No início de 2024, eles se entregaram a Jesus. Por isso, os vizinhos exigiram seis vezes que negassem a fé e retornassem ao animismo, para não irritarem os espíritos. Mas Trieu e sua família foram resolutos. “Nunca voltaremos às nossas antigas crenças, em vez disso, continuaremos a buscar e adorar a Deus”, disse o cristão.
Mas a pressão chegou ao máximo na noite de 11 de abril de 2024. Vários moradores foram à casa de Trieu, confrontando e exigindo que eles renunciassem à fé. Caso contrário, seriam expulsos da comunidade e teriam a casa destruída e a plantação tomada. Quando a discussão se tornou mais acalorada, a esposa de Trieu e seu filho começaram a gravar vídeos como prova. O chefe do vilarejo ordenou que entregassem seus celulares, mas eles se recusaram. Isso os enfureceu ainda mais, então Bao fugiu com os telefones.
O chefe, junto com dois outros moradores, o perseguiram e atiraram pedras no jovem, causando ferimentos em seus ouvidos, pernas e mãos. A família imediatamente relatou o incidente às autoridades e, na manhã seguinte, Trieu levou o filho ao hospital. Os ferimentos foram leves e enquanto estavam no hospital, as autoridades locais também foram ao vilarejo para verificar o caso, mas não conseguiram encontrar os agressores. Agora, embora a família de Trieu ainda more na vila, eles continuam a receber ameaças do chefe e dos moradores.
*Nomes alterados por segurança.
A Portas Abertas atua em mais de 70 países na missão de prover as necessidades dos cristãos perseguidos por amor a Jesus. Com uma doação, você mantém esse trabalho com alimento, água, Bíblia, treinamento e outras necessidades emergenciais de nossa família da fé.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados