Futebol transforma a vida de jovens refugiados afegãos

Parceiros locais iniciaram o projeto que hoje alcança 140 jovens pelo esporte

Portas Abertas • 20 jun 2023


O projeto começou com foco em meninas afegãs e hoje inclui os meninos também

O projeto começou com foco em meninas afegãs e hoje inclui os meninos também

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Refugiado. A data permite perceber e se mobilizar para auxiliar aqueles que precisam fugir dos seus países e recomeçar a vida em outras nações. Hoje, há mais de 15 mil cristãos que se tornaram refugiados por causa da perseguição religiosa. Veja como nossos parceiros estão fazendo a diferença na vida de alguns deles a seguir.


Parceiros da Portas Abertas na
Ásia Central encontraram um novo caminho para se aproximar de jovens refugiados afegãos: o esporte. O projeto de futebol auxilia 140 jovens que fugiram do Afeganistão a encontrarem alegria e crescerem na fé em Jesus.
 
 


“Vimos a oportunidade de nos aproximar e ajudar os refugiados afegãos por meio do esporte. A situação deles é muito difícil. Na região onde vivemos, o governo não reconhece a grande quantidade de refugiados que vive aqui e não provê o suporte social de que eles precisam”, conta o parceiro Ishmael (pseudônimo). 


Desde 2021, com a tomada do Afeganistão pelo Talibã, milhares de afegãos, especialmente os cristãos, foram obrigados a deixar o país em que nasceram e tornarem-se refugiados em países vizinhos. A Ásia Central é uma das regiões que acolhe esses refugiados, no entanto, crescer longe de casa, dos amigos e sem certeza do alimento do dia seguinte torna o futuro de muitos jovens refugiados incerto e sem esperança.
 


“A chocante realidade é que três em cada dez crianças refugiadas dizem que
querem acabar com a própria vida porque passam a maior parte do tempo dentro de casa com medo”, conta Ishmael. 


Por isso, aproximadamente 40 meninas se encontram cinco vezes por semana no gramado para gastar energia, se divertirem juntas e fortalecerem os relacionamentos umas com as outras. A alegria pode ser vista estampada no rosto delas e a surpresa com a liberdade usufruída, já que, no Afeganistão,
elas sofriam várias restrições, incluindo a prática do futebol.
 


O projeto que começou com as meninas, hoje, também inclui mais de 100 meninos. Quando eles vestem uma camiseta com o nome de Messi ou Neymar, ou simplesmente com as cores do Afeganistão, durante os jogos eles se sentem normais e em comunidade de novo.
 


O projeto tem levado esperança a esses jovens de muitas maneiras. Houve oportunidades de organizar grupos de estudos bíblicos e igrejas domésticas com alguns deles. Mas não se trata apenas do futebol. Ao se aproximar das crianças refugiadas, os parceiros locais da Portas Abertas constroem um relacionamento de confiança com os pais e também podem oferecer ajuda prática para as famílias.
 


Como os pais não encontram trabalho, os filhos não podem ir à escola. É uma situação muito difícil. “Ajudamos com cestas de alimentos. Elas ajudam as famílias refugiadas a sobreviverem. Também distribuímos roupas, cobertores e itens de higiene. Nós também oferecemos assistência para casos que precisam de ajuda médica.”
 


Centenas de refugiados estão no limbo na Ásia Central. Eles não têm dinheiro suficiente para começar uma nova vida e, por causa da pressa na fuga do Afeganistão, também não têm documentos.
 


A ajuda é oferecida para cristãos de origem muçulmana, mas também para os refugiados muçulmanos, que agora podem ouvir as boas novas do evangelho. Muitos deles entregaram a vida para Jesus e querem ser batizados.
 


Socorra cristãos refugiados afegãos 


Quando vão para os acampamentos de refugiados, cristãos enfrentam a falta de uma das necessidades básicas humanas: a água. Sua
doação permite a construção de poços artesianos para que nossos irmãos na fé refugiados tenham água para beber. Doe!

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco