“Há milhões que precisam de esperança, cura”

Cristão conta como cuidado pós-trauma impacta na reconstrução do Iraque

Portas Abertas • 29 ago 2023


Jubran trabalha para que cristãos iraquianos sejam curados

Jubran trabalha para que cristãos iraquianos sejam curados

Enquanto muitos cristãos usam seus talentos para reconstruir o Iraque, Jubran trabalha para que as emoções dessas pessoas sejam restauradas. O jovem de 28 anos gerencia um centro de cuidado pós-trauma em um Centro de Esperança que atende entre 350 e 500 pessoas de diversas idades.

As atividades são diversas e englobam um tempo devocional, conversas individuas e tarefas criativas em grupo. “Queremos ajudar as pessoas a se recuperarem do trauma em que estão. O Iraque passou por tantas guerras”, explica o cristão.

O ministério de Jubran começou em 2014, quando ele foi chamado por Deus para socorrer os mais de 120 mil cristãos que fugiram do Estado Islâmico para a cidade de Erbil. Mais tarde, ele fez um curso com um líder cristão no Norte do país e junto com seu amigo, Hani, implantou o trabalho no Sul do Iraque.

A começar em mim

No processo de cura, a vulnerabilidade é uma necessidade e isso começa com a equipe do ministério: “Quando dizemos que as pessoas devem expressar seus sentimentos, temos que fazer isso em primeiro lugar. Choramos com elas. Não podemos ensinar algo que nós mesmos não fazemos”.

Os colaboradores que aconselham também precisam ser cuidados. “Nós ouvimos tantas coisas. Conversamos uns com os outros, pois essas coisas também nos afetam. Nós precisamos de ajuda, somos como eles [os participantes das atividades]. Nós os ajudamos, mas também somos ajudados; é uma espécie de ciclo.”

A base para o ministério de Jubran é a palavra de Deus: “A Bíblia diz muito sobre trauma e como ajudar as pessoas com isso. Da Bíblia, podemos aprender como lidar com nossa dor, como viver em paz”. O cristão sabe da importância do seu trabalho no Reino de Deus de fazer a esperança durar no Iraque.

“É por isso que Jesus nos chamou. Ele acreditou que seríamos capazes de dar esperança, nos deu uma mensagem para o povo. Espero que o trabalho se multiplique, que haja mais pessoas em mais lugares oferecendo essa ajuda. Talvez no Iraque tenhamos cerca de 100 pessoas fazendo isso, mas há milhões que precisam de esperança, cura”, finaliza.

Faça a esperança durar no Iraque

Cristãos precisam de cura e esperança de que o Senhor tem um propósito para cada um na reconstrução do país. Muitos precisam sustentar suas famílias, mas sem emprego é impossível. Ajude nossos irmãos a terem seus próprios negócios para que permaneçam como representantes da igreja de Cristo no Iraque.


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco