Igreja se reúne em segredo na Ásia Central

A ameaça de ataques obriga os cristãos a serem discretos

Portas Abertas • 29 mar 2023


Até os hinos precisam ser sussurrados para não chamar atenção

Até os hinos precisam ser sussurrados para não chamar atenção

Parceiros da Portas Abertas participaram recentemente de um culto da igreja secreta na Ásia Central. A igreja doméstica fica na periferia de uma cidade, em um bairro com edifícios da era soviética que sobreviveram ao colapso do comunismo. 


Ali, eles conheceram aproximadamente 15 cristãos e puderam conversar com o pastor Tahir (pseudônimo), que, antes de conhecer a Cristo, fazia parte do serviço secreto russo, a KGB.  
 


Os parceiros descreveram como é o culto na igreja secreta: “As pessoas chegam aos poucos e vão se assentando nos cantos da sala. Há famílias, homens e mulheres, jovens e idosos. Quando o culto começa os homens sentam de um lado, as mulheres em outra parte e as crianças em outro canto da sala”.  
 


Sofrimento e esperança
 


O relato continua: “Eles usam diversas roupas, alguns trajes tradicionais e outros, modernos. Estão sempre vigilantes por causa da
ameaça de ataques ou de denúncia às autoridades. Cantamos hinos em voz baixa e, sentados em tapetes no chão, ouvimos o pastor. Depois, com a ajuda de um intérprete, compartilhamos uma mensagem de encorajamento, dizendo que há cristãos de todas as partes do mundo orando por eles. Também dissemos que eles não estão sozinhos, pois muitos cristãos também são perseguidos em outras partes do mundo”.  


“Depois de duas horas, cada um vai para a sua casa. Saímos dali com um senso real do sofrimento e da esperança deles. Nossos irmãos e irmãs em Cristo que vivem na linha de frente da perseguição confiam dia a dia do futuro deles ao Senhor”, conclui o parceiro.
 


O pastor Tahir compartilhou quatro motivos de oração descritos a seguir. Podemos contar com sua ajuda em intercessão? 
 


Pedidos de oração
 

  • Ore para que os cristãos recém-convertidos tenham força e coragem para compartilhar o evangelho.  
  • Rogue ao Senhor para que proveja sustento e sabedoria para que os cristãos locais não precisem deixar o país e sobrevivam à crise econômica que assola a região. 
  • Ore por proteção para a igreja secreta que ainda é muito pequena para obter o registro do governo e é observada por vizinhos e autoridades. 
  • Peça a Deus que desperte evangelistas que anunciem as boas novas à Ásia Central. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco