Portas Abertas • 29 mar 2023
Até os hinos precisam ser sussurrados para não chamar atenção
Parceiros da Portas Abertas participaram recentemente de um culto da igreja secreta na Ásia Central. A igreja doméstica fica na periferia de uma cidade, em um bairro com edifícios da era soviética que sobreviveram ao colapso do comunismo.
Ali, eles conheceram aproximadamente 15 cristãos e puderam conversar com o pastor Tahir (pseudônimo), que, antes de conhecer a Cristo, fazia parte do serviço secreto russo, a KGB.
Os parceiros descreveram como é o culto na igreja secreta: “As pessoas chegam aos poucos e vão se assentando nos cantos da sala. Há famílias, homens e mulheres, jovens e idosos. Quando o culto começa os homens sentam de um lado, as mulheres em outra parte e as crianças em outro canto da sala”.
O relato continua: “Eles usam diversas roupas, alguns trajes tradicionais e outros, modernos. Estão sempre vigilantes por causa da ameaça de ataques ou de denúncia às autoridades. Cantamos hinos em voz baixa e, sentados em tapetes no chão, ouvimos o pastor. Depois, com a ajuda de um intérprete, compartilhamos uma mensagem de encorajamento, dizendo que há cristãos de todas as partes do mundo orando por eles. Também dissemos que eles não estão sozinhos, pois muitos cristãos também são perseguidos em outras partes do mundo”.
“Depois de duas horas, cada um vai para a sua casa. Saímos dali com um senso real do sofrimento e da esperança deles. Nossos irmãos e irmãs em Cristo que vivem na linha de frente da perseguição confiam dia a dia do futuro deles ao Senhor”, conclui o parceiro.
O pastor Tahir compartilhou quatro motivos de oração descritos a seguir. Podemos contar com sua ajuda em intercessão?
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados