Portas Abertas • 2 set 2023
As autoridades locais buscam expulsar todos os cristãos do vilarejo (foto representativa)
Hoje, no Dia da Independência do Vietnã, conheça o testemunho de Suong*, uma cristã indígena que representa inúmeras mulheres cristãs vietnamitas. Ela enfrenta intensa perseguição porque se recusou inúmeras vezes a ceder à pressão da família para abandonar a fé em Jesus. O marido, familiares e autoridades locais se uniram para pressioná-la, mas ela não cedeu.
Além de ser expulsa de casa, a cristã foi forçada a se divorciar do marido e abandonada por todos os familiares no começo de agosto deste ano. Ela e o filho de três anos foram completamente rejeitados. “Eles continuam me pressionando para assinar um documento afirmando que eu voluntariamente renuncio a minha fé. Eu os ignoro”, conta a cristã.
Na região em que Suong vive, no Centro-Norte do Vietnã, nenhuma igreja ou grupo cristão é legalizado. O governo local se empenha para expulsar todos os cristãos da região. No ano passado, três cristãos foram presos nessa área por causa da fé em Jesus.
As autoridades locais ignoram as tentativas de diálogo das igrejas cristãs que buscam se regularizar. Eles afirmam que ali é uma “área sem religião”. Para Suong, é particularmente difícil, porque antes o marido era muito atencioso e respeitava a sua fé. Mas, quando ameaçaram demiti-lo da agência de correios, ele se apavorou e deu as costas a Suong e ao filho. Os outros parentes fizeram o mesmo.
“Não quero ficar aqui e abandonar minha fé. Quero seguir a Jesus independentemente do que aconteça”, conta Suong. Desde que foi expulsa, ela fugiu para outro vilarejo com o filho pequeno. A irmã mais nova de Suong, que também estava sendo perseguida, fugiu com ela.
Athan, um parceiro de campo, contou que a igreja local que elas frequentam está ajudando as duas mulheres e a criança: “O pastor Luca*, um de nossos parceiros, está buscando um lugar perto da igreja onde a cristã possa morar. Eles também estão procurando formas de ajudá-la e de acompanhar a situação”.
Recentemente, o filho de Suong foi hospitalizado. Concentrada em cuidar do filho, ela conseguiu ignorar as ameaças do marido que a persegue. A esperança de Suong permanece em Deus. Ela crê que ele está vendo as dificuldades que ela está enfrentando e está com ela.
*Nomes alterados por segurança.
Pedidos de oração
© 2025 Todos os direitos reservados