Portas Abertas • 4 jan 2023
Desde a independência, Mianmar é palco de conflitos e disputas
Mianmar, também conhecido como Birmânia, era parte da colônia britânica no território indiano até 1948, quando conquistou a independência. A instabilidade e o governo frágil fomentaram diversos conflitos que resultaram no primeiro golpe militar, em 1962.
Há quase dois anos, em fevereiro de 2021, um novo golpe militar atingiu o país e tornou a situação dos cristãos, que já era desafiadora, ainda mais difícil. Uma guerra civil tomou Mianmar e já gerou mais de meio milhão de deslocados internos. As comunidades cristãs nos estados de Chin, Kachin, Karen e Kavah foram as mais afetadas.
Jovens estudantes estão impedidos de frequentar a escola, igrejas foram incendiadas, seminários teológicos atacados e os relatos de violações de direitos humanos não cessam. Em muitos casos, nem partir é possível, pois as autoridades barram muitos cristãos que tentam fugir.
Os que conseguem fugir enfrentam o desafio de recomeçar. Sem emprego, sem pertences e sem casa, muitos cristãos perseguidos lutam com a sensação de abandono e de cansaço e precisam de apoio em intercessão para que permaneçam firmes em Jesus. Ainda assim, pessoas têm se achegado aos pés de Jesus e os pastores e líderes buscam conduzir com sabedoria as comunidades cristãs locais.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados