Militantes islâmicos atacam cidade cristã da Síria

Mahardah, uma cidade de maioria cristã, foi atacada mais uma vez por facção do Exército Livre da Síria

A cidade predominantemente cristã de Mahardah está sob ataque novamente. De acordo com um artigo publicado pela organização International Christian Concern, foi a facção Jaysh al-Izza do Exército Livre da Síria (FSA, da sigla em inglês) que atacou a cidade, uma das maiores de maioria cristã na Síria. Em setembro de 2018, a FSA também foi responsável por um ataque à cidade que deixou pelo menos 10 cristãos mortos e 20 feridos. A cidade tem sido alvo frequente da al-Qaeda e dissidentes do grupo.

Apesar de no último ataque não haver nenhum relato de perda humana, isso mostra que a paz ainda está distante, apesar de que os níveis de conflito na guerra civil da Síria atualmente não sejam tão altos quanto no passado. Os conflitos geralmente continuam em áreas próximas a linhas de frente, onde o governo controla o território de fronteiras de áreas controladas por milícias rebeldes, como é o caso de Mahardah.

De acordo com cristãos sírios, esses ataques não ocorrem apenas pela posição estratégica da cidade. Eles também suspeitam do elemento anticristão, já que cidades vizinhas de maioria muçulmana não foram atacadas.

Reconstruindo cidades
Por conta de todos os conflitos ocorridos na Síria e no Iraque, muitos cristãos tiveram que fugir, deixando tudo para trás. A Portas Abertas, através de parceiros, sempre esteve presente, mostrando seu apoio. Muitos desejam voltar, mas ainda há muito a fazer. Ao fazer uma doação, você possibilita a reconstrução de casas e igrejas na região.

Revista Portas Abertas
A Revista Portas Abertas desse mês aborda mais sobre a realidade de cristãos ex-muçulmanos em meio à necessidade de reconstrução do Iraque e Síria, após tantos conflitos ocorridos na região. Além disso, você terá acesso a mais informações sobre países da Lista Mundial da Perseguição 2019, pedidos de oração, comentários de parceiros, devocional e muito mais. Com uma contribuição, você receberá uma edição mensal durante um ano. Se envolva ainda mais com a Igreja Perseguida.

Pedidos de oração

Leia também
Devido à guerra na Síria, 80% dos cristãos fugiram do país
A sobrevivência da igreja nos 8 anos de guerra na Síria
Dezesseis novos cristãos sírios batizados