área do parceiro
Portas Abertas • 5 abr 2025
Muro de igreja que caiu durante terremotos em Mianmar
De acordo com os últimos números da BBC News, o número de mortos do terremoto em Mianmar subiu para 3.085 pessoas e o número de feridos ultrapassou 4.715. Muitos países, incluindo China, Índia, Rússia, Coreia do Sul, Estados Unidos e várias organizações internacionais de diferentes países se mobilizaram em resgate nas áreas afetadas pelo terremoto.
As pessoas estão em extrema necessidade de ajuda e assistência em 47 municípios afetados, enquanto várias ainda permanecem presas sob os escombros. Apesar da situação atual no país, os militares continuam a atacar as áreas afetadas na Divisão de Magwe. Eles rejeitaram o cessar-fogo unilateral proposto pelo governo diante da crise gerada pelos terremotos.
Os ataques aéreos continuam no Estado de Chin, e há relatos de que os militares até dispararam contra um comboio chinês que entregava ajuda às vítimas do terremoto. Em meio ao aumento do número de mortos, os militares anunciaram que prosseguirão com o festival Thingyan de 13 a 16 de abril de 2025, embora sem as habituais cantorias e danças.
Destroços causados pelo terremoto em Mianmar
De acordo com parceiros locais, as pessoas nas áreas afetadas estão sofrendo de diarreia e falta de ar. Muitas fontes de água foram danificadas, tornando a água potável indisponível e doenças já começaram a se espalhar devido aos corpos em decomposição presos sob os escombros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou sobre o risco de um surto de doenças no país.
Nosso parceiro local, Min Naing*, compartilhou: “Conseguimos fornecer ajuda como arroz, água potável e mosquiteiros para 80 famílias necessitadas. Vamos distribuir lâmpadas solares em breve, assim que chegarem”. Ele faz parte da equipe da Portas Abertas que tem socorrido vítimas dos terremotos em Mianmar.
Moradores e contatos locais também relatam altos níveis de ansiedade, mudanças de humor e insônia devido ao trauma após o terremoto e os tremores secundários contínuos. Há preocupação de que a situação possa piorar, pois é esperado chuva este mês em algumas áreas de Mianmar.
Além disso, surgiram relatos de que a polícia e grupos armados pró-governo estão confiscando à força os suprimentos de ajuda destinados às vítimas do terremoto em Sagaing. Isso aumentou ainda mais o medo e a paranoia entre a população, que está lutando com o estresse mental e o trauma.
Milhares de pessoas morreram e ficaram feridas durante os terremotos que abalaram Mianmar. Cristãos perderam suas casas e agora vivem nas ruas. Doe e envie ajuda emergencial, como alimento e água, para cristãos afetados pelos terremotos.
Pedidos de oração