Multidão invade e destrói igreja na Índia

Além de quebrarem toda a igreja, vizinhos agrediram homens, mulheres e crianças presentes

Portas Abertas • 15 mai 2024


Igrejas são alvos dos ataques de extremistas hindus na Índia (foto representativa)

Igrejas são alvos dos ataques de extremistas hindus na Índia (foto representativa)

Em países onde há perseguição, como a Índia, qualquer situação pode ser usada como pretexto para atacar os cristãos. Em Telangana, um problema de alargamento de estradas gerou a destruição de uma igreja e a agressão aos seguidores de Jesus.

Em fevereiro de 2024, alguns vizinhos invadiram a igreja e provocaram uma discussão com os 30 cristãos presentes, por causa do alargamento da via pública. O desejo dos vizinhos por uma ampliação surgiu assim que começou a reconstrução da igreja. Para expandir a rua, os responsáveis invadiram quase dois metros da propriedade da igreja.

Multidão furiosa

A discussão entre os cristãos e os vizinhos ficou acalorada e uma multidão de 200 pessoas armadas de paus e pedras invadiu a igreja e destruiu tudo. Além disso, agrediram os cristãos fisicamente: até crianças e mulheres sofreram ferimentos, e alguns homens precisaram levar de dez a 18 pontos. “Foi muito doloroso ver a situação deles”, testemunha Nitish*, um cristão local.

De acordo com Nitish, os cristãos ficaram assustados porque são humildes e não esperavam um ataque dessa magnitude. Ele acredita que o ataque foi influenciado por extremistas hindus que procuravam um motivo para agir com violência contra os cristãos.  

Em resposta ao ataque, a polícia prendeu cinco cristãos e alguns dos perseguidores, que acusaram os seguidores de Jesus de tentativa de homicídio. “Os cristãos presos ficaram aterrorizados e foram obrigados a assinar alguns documentos em favor dos agressores. Assim, eles obtiveram fiança e foram libertos da prisão imediatamente, enquanto os cristãos foram soltos sob fiança alguns dias depois”, explica.

A consequência do ataque

Além do prejuízo material, os cristãos ficaram amedrontados após os ataques. Alguns mudaram com suas famílias para outras comunidades e outros temem voltar à igreja. “No domingo passado, quando fui ao culto, pude ver apenas algumas mulheres na igreja. Não havia um único homem, pois estavam apavorados com a situação”, revela Nitish.

De acordo com a parceira local da Portas Abertas, Priya Sharma*, os ataques às igrejas são um problema comum e crescente na Índia. “Igrejas estão sendo atacadas, vandalizadas, destruídas e fechadas. Elas são rotuladas como locais de conversão forçada ou de construções ilegais. Em anos anteriores, centenas de igrejas foram fechadas e os cristãos têm dificuldade em reunir-se e adorar livremente”, afirma. 

Mesmo na perseguição, Nitish sentiu-se acolhido pelos parceiros locais e agradece: “Estou muito feliz em conhecer pessoas como vocês. Sinto-me encorajado por saber que o povo de Deus está aqui para nos apoiar nesta crise. É graças as suas orações que podemos lidar com essa situação agora. Por favor, continuem a orar por nós”.

*Nomes alterados por segurança.

Seja Um Com Eles

Quando igrejas são atacadas, os extremistas religiosos desejam impedir que os cristãos transformem suas comunidades com os valores do Reino de Deus. Doe e ajude a reconstruir igrejas.

Pedidos de oração

  • Interceda pelos cristãos atacados, para que sejam curados, encorajados e supridos em todas as necessidades físicas, emocionais e espirituais.
  • Ore para que as autoridades de segurança resolvam o caso com compromisso com a justiça e liberdade religiosa.
  • Clame para que o Senhor derrame a sua paz sobre a comunidade e os perseguidores se convertam.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco