área do parceiro
Portas Abertas • 15 abr 2025
Aumenta o número de cristãos deslocados por causa da violência na Nigéria (foto representativa)
Depois de uma onda de ataques desde a última semana, ontem, mmais um atentado de militantes contra seguidores de Jesus foi confirmado na Área de Governo Local (LGA) de Bassa, Nigéria. Ao menos 43 pessoas morreram no incidente que aconteceu no domingo à noite (13), mas o jornal local online, Vanguard, indicou que o número deve ser maior, de 49 vítimas fatais.
Um contato local na área compartilha que “várias casas foram queimadas com pessoas dentro. Testemunhas disseram que tiros esporádicos foram ouvidos de vários locais e, pela manhã, 49 corpos foram recuperados. Isso sem contar com as pessoas feridas, que ainda não foram determinadas. Os agressores, segundo os moradores, eram militantes fulanis”. A série de ataques nos dias em que a Páscoa se aproxima causam grande preocupação.
Sam Jugo, secretário nacional de Publicidade da Irigwe Development Association, compartilhou: “A liderança da Irigwe Development Association, IDA, acordou com mais um massacre no povoado de Zike, Kwall, na área de governo local (LGA) de Bassa, no estado de Plateau, por volta da meia-noite de domingo, 13 de abril de 2025”.
“Nas últimas semanas, as áreas de governo local de Bassa e Bokkos no estado de Plateau sofreram ataques nas mãos dos militantes. Em Bassa, pelo menos oito pessoas foram mortas em uma série de ataques”, segundo contatos locais da Portas Abertas.
Esses ataques não apenas deixam famílias cristãs traumatizadas e destruídas, mas milhares perdem suas casas e se tornam deslocadas. “Pedimos urgentemente ao governo local e nacional da Nigéria que proteja essas áreas e proteja as comunidades vulneráveis. As comunidades cristãs estão observando a Semana Santa na preparação para o fim de semana da Páscoa e gostariam de ir à igreja e passar esse tempo com suas famílias meditando na morte e ressurreição de nosso salvador, Jesus Cristo”, diz Jo Newhouse, porta-voz da Portas Abertas para a África Subsaariana.
A violência obriga milhares de cristãos a deixarem suas casas, terras e famílias por amor a Jesus. Em 15 de junho, milhares de igrejas estarão unidas em um só clamor pelos cristãos deslocados. Seja um instrumento de Deus junto a sua igreja no Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2025. Cadastre-se aqui.
Pedidos de oração