População toma ruas em protesto na Nigéria

Os manifestantes se mobilizaram por causa da crise econômica no país

Portas Abertas • 3 ago 2024


Apesar de não ter relação direta com a perseguição religiosa, cristãos deslocados internos foram afetados

Apesar de não ter relação direta com a perseguição religiosa, cristãos deslocados internos foram afetados

[Atualizado em 5/8/2024 às 16h30] 

 

Grupos se uniram em protesto na Nigéria para manifestar a insatisfação pública com o aumento exponencial dos preços e do custo de vida. “A Nigéria enfrenta a pior crise econômica em uma geração. A inflação anual é de 34,19%, a mais alta em décadas. O preço dos alimentos tem subido ainda mais rápido. Na zona comercial da cidade de Lagos, a batata doce ficou quatro vezes mais cara em menos de um ano”, segundo a agência de notícias BBC.  

  

“Estamos protestando por causa da taxa de inflação, que tornou impossível pagar itens básicos como comida, água, roupas e medicações” disse Banwo Olagokun, um ativista nigeriano em entrevista à BBC. Apesar de não ter relação direta com a perseguição religiosa, os protestos impactam a igreja na Nigéria.  

 

A pressão econômica afeta nossos irmãos na fé, especialmente os deslocados internos, que estão cada dia mais marginalizados no 6º país da Lista Mundial da Perseguição 2024, o ranking com os países mais perigosos para cristãos. No fim de semana (4), a crise se agravou e grupos criminosos com adagas, facões e outras armas invadiram lojas e restaurantes na estrada Bauhi e na Junção Zololo.  

 

Muitos estados do país impuseram toques de recolher e registram um número crescente de vítimas fatais e feridos. “Eles roubaram reservas de alimentos e outros itens de valor”, disse Caleb Mutfwang, governador do estado de Plateau.  

 

Em situações semelhantes no passado, grupos radicais se aproveitaram da instabilidade para atingir ainda mais a Igreja Perseguida na Nigéria. Por isso, os parceiros locais da Portas Abertas e cristãos perseguidos precisam de nossas orações em meio à crise e à violência.

 

Socorra cristãos vítimas de violência  

A violência extrema na África Subsaariana exige uma resposta urgente. Uma doação permite que congregações em Burkina Faso, país vizinho à Nigéria, consigam auxiliar vítimas da perseguição violenta em suas necessidades materiais e espirituais e cuidados pós-trauma. 

 

Pedidos de oração    

  • Ore para que a paz seja restabelecida na Nigéria em breve.  
  • Interceda pelos cristãos deslocados internos que ficam ainda mais vulneráveis nesses momentos.  
  • Peça a Deus que envie a provisão de alimentos, água e medicação para a população em meio à crise na Nigéria.  

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco