Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Quando é a independência do Sudão?

Apesar do incentivo à liberdade religiosa nos últimos anos, os cristãos ainda são perseguidos no Sudão

Publicado em 02 jan 2022

O Sudão se tornou independente após um movimento dos sudaneses

Ontem, 1º dejaneiro, foicomemorada a independência doSudão.O país fazia parte do SudãoAnglo-Egípcio e, depois da Segunda Guerra Civil Sudanesa, tornou-se independente após um movimento dos sudaneses que reivindicaram a independência do país.Tensões políticas e religiosas minaram a estabilidade doSudão. Em 1956,aconteceua guerra civil, iniciada noSul,com gruposde tradição cristã e animista de expressão africana,contra o Norte, dereligião muçulmana.

A data é celebrada desde 1956, mas os cristãos no país não têm muito o que comemorar. No Sudão, muitas igrejas foram destruídas, e vários cristãos foram presossob o regimeda sharia (conjunto de leis islâmicas). Por lá, os seguidores de Jesus enfrentamrestrições individuais e coletivas.

Até 2011, o Sudão era o maior país da África e do mundo árabe,antes deo Sudão do Sul se separarcomo nação independente.Naquele ano,milhares de cristãos forammortosemataques, que muitos acreditamter sidouma limpeza étnica depovosminoritários, especialmente cristãos. Opaís tem incentivado a liberdade religiosadesde 2020, mas os cristãosex-muçulmanosainda enfrentam perseguição extrema da família edacomunidade.

O islã deixou de ser a religião oficial do paísem setembro de 2020. Em novembrodo mesmo ano, foi realizada uma conferênciana qualos líderes assinaram uma declaração para promover a liberdade de culto e a paz entre todas as comunidades do país, incentivando o diálogo entre as pessoas de diferentes crenças.Os cristãosex-muçulmanosnão enfrentam mais a pena de morte por deixar o islã, masaindapodem ser atacadose discriminados se afé for descoberta.

Pela primeira vez na história do país,pessoas poderiam ser culpadas por atacar cristãos. O que se tornou algo positivo para o país que tem caminhado para se tornar laico.Cerca de noveextremistastiveram que comparecer ao tribunal para prestar esclarecimentos sobre uma série de ataques incendiários a prédios cristãos. Além disso,oito líderes religiosos foram inocentadosde acusações sobre apropagaçãodo evangelho.

A Redação Portas Abertas Brasil é a equipe editorial com mais de 40 anos de atuação na cobertura da perseguição aos cristãos no mundo. Publica notícias baseadas em relatos diretos de correspondentes e cristãos locais em mais de 70 países. Nosso processo editorial é baseado em verificação, contextualização e avaliação de riscos. A identidade das fontes é preservada quando há risco de segurança, sem comprometer a veracidade dos fatos.

Notícias relacionadas

cristãos perseguidos, Notícias, Sudão","include_children":"true"}],"exclude_current_post":true,"useQueryEditor":true,"signature":"2f3fe6f0f6e3cf198d0b8c09b33d6f91","user_id":3,"time":1773423082,"post__not_in":[17206],"orderby":"date","order":"DESC","tax_query":[{"taxonomy":"post_tag","field":"slug","terms":["sudao"],"operator":"IN"}],"paged":1}" data-original-query-vars="[]" data-page="1" data-max-pages="13" data-start="1" data-end="3">