Tiroteio na prisão de Evin no Irã

Diversos cristãos presos por organizarem igrejas domésticas estavam no local

Portas Abertas • 17 out 2022


Desde setembro, o país enfrenta uma grande crise sociopolítica (foto: SabzPhoto em Flickr)

Desde setembro, o país enfrenta uma grande crise sociopolítica (foto: SabzPhoto em Flickr)

No último sábado, 15 de outubro, um tiroteio aconteceu na prisão de Evin, uma das mais conhecidas no Irã. Doze cristãos cumprem pena no local por praticarem a fé, entre eles estão Fariba Dalir, o pastor Joseph Shabazian, Sara e o marido, Homayoun, que tem doença de Parkinson e o conhecido pastor Yousef Nadarkhani.

Acredita-se que os disparos estão relacionados aos protestos que têm acontecido no Irã desde a morte da jovem Mahsa Amini, enquanto estava detida pela polícia da moral. Alguns vídeos da prisão foram compartilhados mostrando balas no ar e explosões enquanto manifestantes entoavam “Morte ao ditador!”.  


Apesar de tudo que está acontecendo, o governo iraniano continua negando a situação e alega ser apenas uma instabilidade causada por “maus elementos”. Representantes do governo também disseram que a situação já está controlada, apesar dos rumores de que o caos ainda estaria longe de terminar. Os familiares não estão conseguindo notícias sobre os parentes presos em Evin e a internet da região parece ter sido cortada. 
 


Mortos e feridos
 


Foram confirmadas oito mortes devido à inalação de fumaça das explosões, e 61 feridos. Recebemos a confirmação de que os doze cristãos que estão na prisão estão bem e que alguns deles ajudaram a apaziguar o tiroteio.
 


A crise sociopolítica tem deixado muitas v
ítimas no Irã, com ao menos 240 iranianos mortos nos protestos e mais de oito mil presos. Esse é considerado o maior desafio do país desde a Revolução de 1979, que transformou o Irã na teocracia islâmica que é hoje. Apesar dos protestos pedindo o fim da República Islâmica iraniana, o alto comando do governo permanece intacto. 


Pedidos de oração

  • Peça ao Senhor que restabeleça a paz e oriente as autoridades nas decisões que tomarem para amenizar o número de vítimas da crise.  
  • Agradeça pelos cristãos na prisão de Evin que não foram feridos e ore para que eles mantenham o coração tranquilo e estejam seguros em Cristo.  
  • Ore pelos cristãos iranianos para que neste momento de crise sejam testemunhas do amor e sabedoria de Deus.  
  • Rogue a Deus para que em breve os cristãos iranianos possam adorar e cultuar ao Senhor com liberdade, sem risco de serem presos apenas por causa da fé em Jesus. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco