Qual a situação dos cristãos no Afeganistão com a ascensão do Talibã?

Entenda as dificuldades enfrentadas pelos cristãos secretos no país

Portas Abertas • 19 ago 2024


A tomada de poder pelo Talibã aumenta a vulnerabilidade dos seguidores de Cristo no Afeganistão (foto representativa)

A tomada de poder pelo Talibã aumenta a vulnerabilidade dos seguidores de Cristo no Afeganistão (foto representativa)

O Afeganistão se tornou independente do Reino Unido em 19 de agosto de 1919. Mas desde 15 de agosto de  2021, o país se tornou refém do Talibã pela segunda vez. A primeira tomada de poder ocorreu em 1996, mas o grupo extremista islâmico foi expulso pelo exército dos Estados Unidos após o atentado de 11 de setembro de 2001.

Assim que usurpou o poder, o Talibã impôs uma versão radical da sharia (conjunto de leis islâmicas) à população, que proibia as mulheres de estudar, trabalhar fora de casa e sair sem a burca. Além de condenar música, dança e teatro e punir aplicar punições severas como amputações, apedrejamento e execuções públicas.

Qual a situação dos cristãos no Afeganistão?

Todos os cristãos afegãos são convertidos do islamismo e nunca puderam viver a fé abertamente. “Os cristãos secretos no país são especialmente vulneráveis. Antes do governo Talibã, eles já tinham muita dificuldade em viver de acordo com a fé, pois tinham que mantê-la em segredo para amigos e familiares por medo da perseguição e até morte”, explica Samuel (pseudônimo), parceiro local da Portas Abertas na Ásia.

Cerca de três milhões de pessoas deixaram o Afeganistão durante o governo talibã e se refugiaram em países da Ásia Central. Muitos são cristãos e lutam diariamente para sobreviver em locais isolados, áridos e sem nenhum apoio governamental das nações onde estão refugiados.

Os cristãos que permaneceram no Afeganistão precisam viver a fé em segredo, pois há um esforço do Talibã de bater de porta em porta em busca de cristãos e de pessoas que tenham trabalhado com militares estrangeiros. Quando são descobertos, podem ser mortos instantaneamente, presos, sequestrados e torturados. Assim, muitos cristãos afegãos vivem escondidos.

O que é o regime do Talibã?

O Talibã é um grupo político que, com o objetivo de dominar o território do Afeganistão, usa estratégias de guerrilha e ataques de homens-bomba. Apesar da expulsão em 2001, o grupo se manteve ativo, principalmente no interior do Afeganistão e no Paquistão. O objetivo do Talibã é implantar um Estado islâmico, em que não haja influência estrangeira e nem de países do Ocidente, e que os valores islâmicos sejam os únicos e a população siga rigidamente as leis islâmicas.

Como a Portas Abertas apoia cristãos afegãos

Por meio de parceiros locais, a Portas Abertas socorre cristãos em suas necessidades como fornecimento de alimentos, moradia, água potável, roupas e cobertores, além de apoio emocional e espiritual.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco