Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Irã
Posição no ranking:10
IR
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Protecionismo denominacional, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
87
Religião
Islamismo
Capital
Teerã
População
90,4 MILHÕES
População cristã
800 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Irã? 

Cristãos no Irã são fortemente reprimidos pelo governo, que vê a fé cristã como uma ameaça ocidental ao regime islâmico. Cristãos de origem muçulmana são os mais visados. Igrejas domésticas são frequentemente invadidas, o que resulta muitas vezes em prisões, interrogatórios, pressão para delatar outros cristãos e longas sentenças de prisão sob acusações de “ameaça à segurança nacional”. As condições nas prisões são precárias, e o valor das fianças é altíssimo, causando o endividamento de famílias cristãs. Mesmo após a libertação, os cristãos enfrentam restrições severas, como exílio em outras partes do Irã e censura. Todos os anos, muitos cristãos de origem muçulmana fogem do país.  

O Parlamento iraniano aprovou às pressas uma nova lei de espionagem que prevê pena de morte com conceitos abrangentes, dando ao governo amplos poderes para punir qualquer forma de dissidência considerada suspeita. Após a guerra entre Israel e Irã, o governo passou a rotular publicamente como espiões e colaboradores do Ocidente os cristãos de origem muçulmana. Após o cessar-fogo, pelo menos 54 cristãos foram presos em 21 cidades, acusados de espionagem. A mídia estatal reforçou a narrativa de que cristãos evangélicos são agentes estrangeiros, aumentando sua vulnerabilidade no Irã.  

Apesar de reconhecidas pelo Estado, as comunidades cristãs históricas armênia e assíria são tratadas como cidadãos de segunda classe, enfrentando discriminação no mercado de trabalho, nas leis de casamento e de herança. Elas também são proibidas de usar a língua persa em atividades e materiais religiosos, além de não poderem interagir com pessoas que falam persa nos cultos. Cristãos estrangeiros enfrentam fiscalização, e algumas igrejas foram fechadas após cristãos de origem muçulmana participarem de suas atividades. 

Como as mulheres são perseguidas no Irã? 

No Irã, as mulheres já vivem sob leis rígidas, como o uso obrigatório do hijab (véu islâmico), com punições severas em caso de desobediência, incluindo açoites e prisão. Para cristãs de origem muçulmana, os riscos são ainda maiores. Muitas participam de igrejas domésticas e, se são descobertas, podem ser presas e sofrer abusos verbais e sexuais durante a detenção. Elas também enfrentam hostilidade dos próprios familiares, casamento forçado, violência doméstica e perda da guarda dos filhos. Fugir do país é extremamente difícil para as mulheres cristãs devido às restrições de viagem no Irã.  

Como os homens são perseguidos no Irã? 

Homens cristãos são os principais alvos de vigilância, ameaças, assédio, tortura e prisão. Mesmo quando escapam das autoridades, podem enfrentar perda de emprego, negação de licenças comerciais e expulsão de instituições de ensino. Como são provedores das famílias, quando são presos, suas famílias enfrentam grande pressão, o que pode resultar em divórcio ou trauma dos filhos. Muitos homens cristãos fogem do Irã por causa da enorme pressão, deixando famílias divididas e vulneráveis. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Irã? 

Parceiros da Portas Abertas atuam em países vizinhos para apoiar cristãos iranianos com treinamento, discipulado, cuidados pós-trauma e ministério online, além de mobilizar cristãos do mundo todo em oração pela igreja iraniana.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Irã? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos no Irã?  

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Irã são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado, opressão do clã, protecionismo denominacional

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Menina iraniana atrás de um varal com tecidos coloridos

Pedidos de oração do Irã

  • Interceda pela proteção e pelo crescimento das igrejas domésticas no Irã.  
  • Ore para que Deus alivie as tensões após o conflito com Israel e alcance os corações com sua paz e graça transformadoras. 
  • Clame pela libertação dos cristãos iranianos presos e por conforto do Espírito Santo enquanto permanecem detidos.  

Mais informações sobre o país