Portas Abertas • 27 set 2023
As intensas chuvas de monções propiciam a reprodução do mosquito da dengue
Um surto de dengue estourou em Bangladesh. O número de casos e de mortes subiu a níveis alarmantes. A crise está deteriorando o país dia após dia. Todas as faculdades de medicina e hospitais públicos organizaram hospitais de campanha para atender a demanda de pacientes.
De acordo com a UNICEF, até o dia 18 de setembro, 170.768 pessoas foram infectadas pela dengue e 839 morreram por causa da doença. Os focos de casos estão nos acampamentos de refugiados rohingya. Até o final de agosto, 8.456 dos casos de dengue se deram neste grupo.
Por isso, um milhão e 400 mil guias, com informações sobre a doença e instruções de primeiros socorros, foram distribuídos pelo país. Mais de 60 mil pessoas também estão engajadas como voluntárias em ações para combater a dengue. As redes sociais também estão sendo utilizadas para divulgar alertas e anúncios do governo a mais de 48 milhões de pessoas.
Apesar das novas medidas de controle da doença, os pais estão preocupados com a segurança dos filhos. Os médicos afirmaram que as crianças são mais propensas a desenvolver complicações da doença. Elas têm 20% mais chance do que adultos de apresentar síndromes causadas pela dengue. Por isso, muitos pais pararam de mandar os filhos para a escola.
O período de monções, com chuvas intensas e contínuas propicia a reprodução do mosquito e espalha a dengue por todo o país. Nossos parceiros locais, que viajam entre diferentes partes do país com frequência para organizar treinamentos bíblicos e apoiar cristãos perseguidos pediram nossa ajuda em oração por Bangladesh.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados