Como é a Escola Bíblica Dominical da Igreja Perseguida?

As classes de estudos dominicais têm características diversas ao redor do mundo

| 18/09/2022 - 08:00

Na Síria, o evangelho é ensinado com aulas de inglês

Na Síria, o evangelho é ensinado com aulas de inglês


No terceiro domingo de setembro, celebra-se o Dia Nacional da Escola Bíblica Dominical (EBD). No Brasil, muitas igrejas mantêm a tradição de se reunirem aos domingos para estudar a Bíblia em classes. Algumas se dividem por idade, outras por tema, mas todas têm algo em comum: o desejo de aprender mais sobre a palavra de Deus.


Do mesmo modo, cristãos do mundo todo se reúnem em EBDs, conhecidas internacionalmente como Sunday Schools. Nos países em que há perseguição, essa prática é um grande desafio e gera características singulares em cada nação. Veja alguns exemplos a seguir.


Bangladesh


As EBDs locais acontecem em salas fechadas, o professor usa a lousa no centro da sala e as turmas são divididas por gênero. Homens em uma parte e mulheres em outra. Apesar da perseguição, na igreja eles conseguem ter acesso à Bíblia completa e vão bem vestidos, lembrando a prática de muitos brasileiros de separar roupas especiais para usar na igreja no domingo.



Filipinas

As EBDs nas Filipinas focam nas crianças. As aulas acontecem ao ar livre, contando apenas com a proteção da lona em caso de chuva. As crianças têm um espaço pequeno e ficam reunidas. Depois da oração e estudo, usam a mesa para fazer atividades. As professoras dos pequenos são jovens voluntárias como em muitas igrejas brasileiras.


Etiópia

Como no Brasil, a classe de EBD das crianças na Etiópia distribui material para que todos os alunos acompanhem as aulas. Na foto abaixo, as crianças receberam Bíblias ilustradas que ajudam os pequenos a compreenderem as histórias. As crianças cuidam com muito carinho do material.

 


China


Já os cristãos chineses precisam se reunir em segredo. As aulas acontecem em salas escondidas, com a leitura individual de parte da Bíblia e discussão do texto em pequenos grupos. Em muitos locais do país tudo precisa acontecer em segredo.




Fortaleça a Igreja Perseguida

Enquanto no Brasil as escolas bíblicas são comuns, em muitos países ler a Bíblia e ir à igreja são crimes. Com uma doação, você apoia o envio de Bíblias, treinamento bíblico e o atendimento de outras necessidades urgentes dos cristãos perseguidos. 




Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE