Cristão é condenado a 15 anos de prisão no Irã

Yasin Mousavi foi detido por participar de uma igreja doméstica

Portas Abertas • 26 jun 2024


A lei proíbe cristãos de origem muçulmana de fazer parte de igrejas no Irã (foto representativa)

A lei proíbe cristãos de origem muçulmana de fazer parte de igrejas no Irã (foto representativa)

Hoje, no Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, contamos com suas orações pelos cristãos presos no Irã que com frequência são vítimas de tortura. Yasin Mousavi é um dos cristãos de origem muçulmana preso recentemente no Irã. Ele foi condenado a 15 anos de prisão por “ameaçar a segurança nacional, promover o cristianismo sionista e participar de grupos rebeldes”.  

 

Na prática, todas as acusações foram feitas porque descobriram que Yasin faz parte de uma igreja doméstica. Por deixar o islã para seguir a Jesus, a comunidade iraniana o enxerga como um traidor e uma ameaça para o país e o proíbe de congregar com outros cristãos.  

 

Não foi a primeira vez que Yasin foi preso. Ele já havia sido condenado por participar de protestos pacíficos em 2021 contra o regime autoritário iraniano e por fazer parte da organização cristã Elam, cuja missão é fortalecer a igreja cristã no Irã. Na véspera de Natal de 2023, ele foi detido mais uma vez com outros cristãos de origem muçulmana, e ficou durante 20 dias na solitária, em seguida passou cinco meses na prisão de Sheiban.  

 

Sentenças rígidas para cristãos 

 

Ele estava em liberdade condicional em 1º de maio deste ano, sob pagamento de dois bilhões de tomans como fiança. No entanto, algumas semanas depois, foi preso de novo. Muitos outros cristãos foram detidos em 2023 e condenados a penas rígidas. Hamid Afzali tem que cumprir dez anos de prisão; Nasrollah Mousavi, Iman Salehi e Bijan Qolizadeh aa cinco anos cada e Zohrab Shahbazi foi sentenciado a nove meses de detenção. Outros dois cristãos cujos nomes não foram revelados devem ficar presos por dois anos.  

 

Por praticar a fé cristã, Yasin e muitos outros se tornam vítimas de torturas e violações dos direitos humanos. Eles mostram como a perseguição às minorias religiosas tem crescido no Irã, o 9º país da Lista Mundial da Perseguição 2024. Ore por Yasin e por todos os cristãos presos no Irã por amor a Jesus.  

 

Socorra cristãos presos  

Muitos cristãos são presos pelo “crime” de crer em Jesus. No cárcere, eles ficam sem alimentos, medicação ou defesa. Sua doação pode mudar essa realidade suprindo as necessidades dos nossos irmãos na fé presos por amor a Cristo. 

 

Pedidos de oração 

  • Ore por força e coragem para Yasin no período em que estiver preso.  
  • Interceda por libertação e justiça para todos os cristãos presos injustamente no Irã. 
  • Peça a Deus que as prisões não venham a desanimar ou assustar outros cristãos de origem muçulmana nas igrejas domésticas no Irã.  


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco