Cristão recebe perdão do governo no Irã

Em menos de cinco meses, quatro cristãos iranianos foram libertos da prisão

Portas Abertas • 11 fev 2023


O cristão Saheb ficou preso durante cinco anos por organizar igrejas domésticas (foto: Article 18)

O cristão Saheb ficou preso durante cinco anos por organizar igrejas domésticas (foto: Article 18)

Esta semana, o cristão Zaman Saheb Fadaei foi liberto da prisão de Evin. Ele foi um entre dez presos que receberam perdão do líder supremo do Irã, Khamenei, em honra ao 44° aniversário da Revolução Islâmica de 1979, celebrada na quarta-feira, 8 de fevereiro.  


Saheb foi detido em maio de 2016 com o pastor
Yousef Nadarkhani e outros três cristãos, incluindo Tina, a esposa do pastor Nadarkhani. Em junho de 2017, Saheb foi condenado a dez anos de prisão por “agir contra a segurança nacional, propagar o cristianismo zionista e fundar igrejas domésticas” e começou a cumprir a pena na prisão de Evin, em Teerã, em 2018. 


Defesa da liberdade de culto
 


Antes do perdão definitivo, Saheb teve oportunidades de receber liberdade condicional, mas o custo para isso era reconhecer que o trabalho das igrejas domésticas era um crime. O cristão não cedeu e a espera foi recompensada com a liberdade definitiva sem que ele abrisse mão de suas convicções e
do direito de culto dos cristãos. 


A agência de notícias estatal do Irã anunciou que “dez prisioneiros foram escolhidos entre milhares para receber o perdão do governo”. Todos os anos durante a celebração da Revolução Islâmica, o governo anuncia o perdão a grupos de condenados. No discurso, as autoridades destacaram que muitos dos presos estavam envolvidos com a
onda de protestos que tomou o país desde setembro de 2022 


Segundo o portal de notícias Middle East Concern, há esperança de que outros cristãos que estão cumprindo sentenças há anos sejam incluídos entre os perdoados nos próximos dias. Em menos de cinco meses, quatro cristãos foram libertos no Irã,
Anahita, Faribapastor Nasser e, agora, Saheb. Do grupo de cristãos presos com o pastor Yousef Nadarkhani, o pastor é o único que permanece preso.  


Pedidos de oração
 

  • Louve a Deus pela liberdade de Saheb e pelo reencontro do cristão com a família.  
  • Peça ao Senhor para que Saheb encontre um trabalho em breve. Ele trabalhava como pintor e decorador antes de ser preso.  
  • Interceda pelos cristãos que continuam presos no Irã para que encontrem forças no Senhor e sejam libertos em breve. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco