Mais uma cristã livre da prisão no Irã

Fariba é a segunda cristã a sair da prisão de Evin nesta semana

Portas Abertas • 21 out 2022


O perdão das autoridades e a libertação repentinos surpreenderam os cristãos iranianos (foto: Article 18)

O perdão das autoridades e a libertação repentinos surpreenderam os cristãos iranianos (foto: Article 18)

A cristã Fariba Dalir passou mais de 200 dias na prisão, sendo 30 dias na solitária. Ela é a segunda cristã de origem muçulmana a ser inesperadamente perdoada e liberta da prisão de Evin, em Teerã (capital do Irã) esta semana. O que mais chamou a atenção foi a sentença de liberdade de Fariba ser dada um dia após a absolvição e soltura de outro cristão que estava na mesma prisão, o pastor Nasser.


Fariba saiu da prisão na quarta-feira (19) à noite, três dias depois do que chamou de “noite horrenda”, referindo-se aos tiroteios e explosões que aconteceram na prisão de Evin no último domingo, 16 de outubro. Fariba foi sentenciada à prisão em 2021, mas começou a cumprir a pena no presídio apenas em abril deste ano, durante a Páscoa.


A cristã, o marido Souroush e a filha de aproximadamente 20 anos estão muito alegres e gratos pelo reencontro após tanto tempo distantes. Fariba comentou que o período na prisão foi desafiador e que as ameaças e dificuldades não terminaram para outros irmãos na fé que permanecem na prisão.


Cristãos presos


Outros dez cristãos que permanecem detidos na prisão de Evin enfrentam problemas de saúde e segurança. O número de cristãos afetados deve ser ainda maior, pois muitos são enviados para o exílio ou submetidos a prisões arbitrárias, mas o governo não reconhece publicamente as ações. Por isso, não temos o número exato de cristãos fora de Evin, mas sabemos que o impacto deve ser muito maior.


O diretor da organização Article 18 afirmou: “Imaginamos que as duas libertações sejam tentativas do governo iraniano para tirar o foco da crise na prisão de Evin. Outro fator preocupante é a superlotação do local. Por causa dos protestos, nove mil pessoas foram presas, intensificando os problemas de espaço e distribuição de pessoas”.


Agradecemos o apoio em oração de cada parceiro pelo pastor Nasser e por Fariba. Contamos com sua ajuda para continuar intercedendo pelos outros cristãos presos e perseguidos no Irã, para que em breve desfrutem da mesma graça e tenham liberdade para servir ao Senhor.


Ajude cristãos presos no Irã


Durante a prisão, muitos cristãos enfrentam fome, sede, enfermidades e outros desafios. Tudo porque seguem a Jesus e o país onde vivem não aceita essa escolha. Com uma doação você ajuda cristãos na prisão, mostrando que eles não foram esquecidos e fortalecendo sua fé em Cristo.


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco