Portas Abertas • 21 jul 2023
O aumento da pressão do governo também intensificou a perseguição aos cristãos salvadorenhos (foto: Wiki Commons)
El Salvador é uma nação que fica na América Latina e que também faz parte da Lista de Países em Observação 2023. Isso significa que o país apresenta um nível alto de perseguição a cristãos segundo a pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2023.
Um dos principais desafios dos cristãos locais é a convivência com gangues criminosas, como a MS-13 e Barrio-18. Elas dominam territórios com regras próprias, à parte do governo. Quando cristãos realizam atividades que buscam tirar os jovens da vida do crime ou pregações que criticam os problemas relacionados a esse tipo de vida, eles podem ser vítimas de assassinatos, extorsão e outras formas de represália.
Além disso, em 2023, o país teve um aumento da perseguição por causa da pressão dos governantes. As autoridades elaboraram medidas para tentar punir todas as gangues, no entanto, elas se estenderam às igrejas que funcionam em bairros controlados por gangues e aos antigos membros de gangues que se arrependeram do seu passado e se tornaram cristãos.
O governo de El Salvador entende que nos dois casos há uma cumplicidade da igreja com os grupos criminosos e passou a puni-las também, sem investigações adequadas que mostrariam que, na verdade, os cristãos são vítimas da violência e o único envolvimento que têm é o de anunciar o evangelho do arrependimento, nova vida e esperança em Cristo.
De acordo com um jovem salvadorenho, há três opções disponíveis para a juventude local: “Se unir a uma gangue, se unir a uma igreja evangélica, ou deixar El Salvador”. Em meio à disputa de poderes, a igreja resiste em Cristo para testemunhar da graça e do amor de Jesus, o que muitas vezes recebe como resposta assédios, abusos sexuais de moças cristãs e recrutamento de rapazes. Ore por El Salvador.
Deixar o contexto de crime para seguir a Jesus é desafiador na América Latina, especialmente quando ex-guerrilheiros se tornam pastores. De perseguidores, eles passam a serem perseguidos por amor a Cristo. Ajude-os a resistir na Colômbia!
© 2024 Todos os direitos reservados