Portas Abertas • 20 abr 2023
A mensagem conseguiu mais de 4 mil visualizações nas redes sociais
Um vídeo antigo voltou a circular recentemente com um pedido de oração por cristãos perseguidos na Índia e por um novo ataque do Estado Islâmico a cristãos na cidade de Qaraqosh no Iraque.
Qual é a fake news?
A mensagem diz que na noite do dia 18 de abril, 20 igrejas foram atacadas e outras 200 seriam atacadas no dia 19 na província de “Olisabang”, além de que 200 missionários estariam escondidos nas aldeias sob ameaças de morte.
Além do texto, há um vídeo que afirmam ser de um ataque do Estado Islâmico em abril, na cidade de Qaraqosh, no Iraque, que teria decapitado centenas de cristãos. No entanto, o vídeo é antigo e conhecido. É o registro de uma execução na Síria sem relação direta a perseguição religiosa, nem ao Estado Islâmico ou Iraque.
De fato, há cristãos perseguidos na Índia. O país ocupa a 11a posição na Lista Mundial da Perseguição 2023, com perseguição extrema a cristãos em algumas regiões, mas a mensagem circulando é falsa!
A mensagem viralizou no Whatsapp e no Kwai, com mais de 4 mil visualizações. Sempre tenha cuidado com a veracidade das informações que compartilha, incluindo pedidos de oração. Verifique a fonte das informações e, caso tenha dúvidas, confirme os dados em sites confiáveis como a Portas Abertas.
© 2024 Todos os direitos reservados