Portas Abertas • 27 set 2023
As chamas foram causadas por fogos de artifício (foto representativa)
[Atualizado em 28/09/2023 às 10:30]
Ontem à noite, um incêndio interrompeu um casamento cristão na cidade de Qaraqosh, no Iraque. A cidade fica na planície de Nínive e é composta predominantemente por cristãos.
De acordo com agências de notícias internacionais, 114 pessoas morreram e ao menos 150 ficaram com ferimentos graves. Elas também afirmaram que a causa do incêndio foram fogos de artifício.
O salão onde o casamento aconteceu era revestido por painéis pré-moldados, com um telhado inflamável, que, em contato com as fagulhas dos fogos, entrou em chamas e espalhou o incêndio rapidamente por todo o espaço. O sepultamento de 47 cristãos foi feito nesta quarta-feira em uma cerimônia que reuniu milhares de pessoas.
Um conhecido líder cristão de uma igreja histórica, Louis Raphael Sako, participou do velório e expressou a lamentação pelo incidente. Ele lembrou que desde a primeira invasão das forças armadas dos Estados Unidos em 2003, “essa é a primeira vez em que mais de 120 cristãos morrem em um único incidente".
Uma das convidadas que sobreviveu ao acidente, Yusra, de 63 anos disse: “muitas famílias estão devastadas. Mulheres, crianças e homens foram queimados vivos. Todos na região estão profundamente chocados e tristes”.
Esse não foi um incidente causado pela perseguição aos cristãos iraquianos, mas sim resultado de problemas de segurança do local. Ainda assim, a igreja iraquiana está profundamente triste com o acidente e a família enlutada, que estava celebrando uma data tão especial, precisa de nossas orações. O governo do Iraque anunciou um período de lamentação de três dias em todo o país pelas vítimas.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados