Nigéria realiza 17ª eleição presidencial

A semana pré-eleições foi tensa na Nigéria

Portas Abertas • 25 fev 2023


Parceiros locais relataram roubos e vandalismos em agências bancárias

Parceiros locais relataram roubos e vandalismos em agências bancárias

Alta nos preços, escassez de combustível e crescente insegurança são alguns dos fatores que tornaram a semana pré-eleições na Nigéria tensa. A eleição presidencial deve acontecer hoje, 25 de fevereiro, com a escolha do próximo representante do país. 


Um dos fatores críticos da semana foi a escassez da nova cédula nigeriana. Muitos cidadãos, apesar de terem dinheiro nas contas bancárias, estão sem dinheiro em espécie para as transações do dia a dia. 
 


A escassez de cédulas também causou um rápido aumento dos preços. Segundo fontes locais, as pessoas estão pagando uma “taxa extra” para sacar o valor de alimentos ou do transporte para o trabalho em espécie nos bancos. Os hospitais estão aceitando apenas pacientes que podem pagar em dinheiro.
 


Roubos e vandalismo
 


Cidadãos irados e frustrados executaram roubos e vandalizaram muitas agências bancárias. Por causa da
reação violenta da população, o atual presidente, Buhari, defendeu em entrevista a nova moeda impressa. Ele disse que ela é “um distanciamento positivo do passado” e afirmou que ela representa “um passo sólido” para eleições livres e justas, pois ajudou a combater a compra de votos.  


O presidente também solicitou a impressão de 200 nairas para diminuir a crise monetária até abril deste ano, quando uma nova medida deverá substitui-la. Além da crise financeira, na quarta-feira, 22 de fevereiro, o candidato ao Senado, Oyibo Chukwa, foi morto em um tiroteio e o corpo foi queimado no estado de Enugu. Outros candidatos relataram ataques.

Parceiros da Portas Abertas na Nigéria disseram que a vida ficou muito difícil nos dias antes da eleição e temem pelo futuro da nação e pela igreja na Nigéria.
Ore pelos cristãos perseguidos na Nigéria e entenda os desafios do contexto eleitoral nigeriano aqui 


Pedidos de oração
 

  • Ore para que as eleições na Nigéria ocorram de maneira pacífica e honesta.  
  • Interceda pelos cristãos que votarão, para que fiquem em segurança e tenham discernimento em suas escolhas.  
  • Ore pelas autoridades, para que ajam com sabedoria e consigam conter possíveis movimentos violentos.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco