Nigéria realiza eleições pacíficas

Poucos incidentes foram reportados durante a votação

Portas Abertas • 27 fev 2023


Até agora, aproximadamente 30% dos postos de votação foram apurados

Até agora, aproximadamente 30% dos postos de votação foram apurados

[Atualizado em 01/03 às 17h30]

No último sábado, 25 de fevereiro, os
nigerianos escolheram o próximo presidente do país. A votação aconteceu de maneira pacífica, com poucos incidentes. Em algumas regiões, os postos de votação abriram com atraso, por causa de problemas logísticos. Isso tornou a coleta dos votos descompassada e mais extensa, adentrando a noite. Há relatos de saques a alguns desses postos também.   


Mas, de maneira geral, foi um processo tranquilo. Chamou a atenção o fato de esta ser a eleição com maior participação nas últimas décadas. Além disso, outro destaque é a vitória do candidato Peter Obi no maior estado nigeriano, Lagos, confirmada pelo portal de notícias Al Jazeera. Ele se destacou entre os jovens com discursos anticorrupção e por ser um líder jovem em comparação com outros candidatos.
 


No entanto, o cenário pode mudar, pois a apuração dos votos demora dias na Nigéria – até agora apenas 30% das seções eleitorais concluíram o processo – e há outros estados populosos cujos resultados ainda não foram anunciados. Para ganhar a presidência, o candidato deve obter ao menos 25% dos votos em 24 dos 26 estados nigerianos.
 


Grandes desafios
 


Entre os desafios que o futuro presidente enfrentará, a insegurança é um dos principais. Segundo a pesquisa Armed Conflict Location & Event Data Project (ACLED), a Nigéria permaneceu como o país mais violento da África em 2022. Esse cenário impacta diretamente a igreja na Nigéria. “Os cristãos que vivem no Norte da Nigéria se sentem abandonados. Mais de cinco mil cristãos morreram por causa da fé em Jesus na África Subsaariana em 2022.
Quase 90% das mortes de cristãos perseguidos aconteceram na Nigéria”, comenta um especialista na África Subsaariana da Portas Abertas.


Outros dois grandes desafios para o novo líder nigeriano são a
crise de deslocados internos e a crise econômica em que o país está mergulhado. Agradecemos por suas orações. Elas certamente fizeram diferença nesse período que costuma ser conturbado. Na quarta-feira, 1 de março, o resultado oficial foi divulgado com a vitória do candidato Bola Tinubu, da chapa completamente muçulmana. 

Contamos com sua intercessão para que o resultado seja recebido de maneira pacífica e o próximo presidente faça uma boa gestão.
 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco