Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Os riscos da missão de Frederick na universidade no Quênia

Frederick era o líder do grupo cristão que impactou a comunidade ao redor da universidade

Publicado em 31 ago 2022

Extremistas atiraram nos jovens que se reuniam para orar e aprender sobre Jesus

No Nordeste do Quênia, a maioria da população é muçulmana e não vê com bons olhos o cristianismo. Quando um cristão chega à região, seja para estudar ou trabalhar, enfrenta uma grande pressão. O novo episódio da série Faces da Perseguição conta a história de Frederick, o jovem cristão que presenciou um dos ataques mais violentos aos cristãos quenianos em 2015.

Frederick Kitonga nasceu no estado de Meru, Quênia. Ele começou a seguir a Jesus aos sete anos e sonhava em ingressar no curso superior. Os pais de Frederick ficaram apreensivos quando souberam que o jovem tinha sido aprovado na Universidade de Garissa, uma região hostil aos cristãos. Apesar do receio, o jovem estava animado e sabia que o Senhor tinha propósitos para a vida dele e da comunidade muçulmana que encontraria.

De fato, pouco depois de se instalar, ele conheceu outros estudantes cristãos e formou um grupo de oração e estudos bíblicos: “Nós éramos mais ou menos 150 integrantes na organização estudantil cristã. Éramos muito unidos. Os irmãos oravam e jejuavam todos os dias, era algo único no Nordeste”.

Sal e luz

O grupo fazia boas ações que alcançaram graça mesmo diante dos muçulmanos. “Nos fins de semana, nós limpávamos o terreno da universidade e como lá era muito quente, plantamos árvores também. “Eles recebiam ameaças de ataque do grupo extremista Al-Shabaab, que atacou a região diversas vezes antes, mas não se abalaram e continuaram testemunhando o amor de Cristo em Garissa.

Certo dia, Frederick despertou ao som de tiros e soube naquele momento que o Al-Shabaab tinha chegado para matá-los: “Nós acordamos com os tiros e não sabíamos o que estava acontecendo. Os atiradores tomaram toda a moradia estudantil. Eu ouvia os tiros e pessoas chorando. Tentei sair pelos fundos, mas eles me acharam e vieram em minha direção. Naquela hora, ficou claro para mim que a minha hora tinha chegado”.

Para saber o final da história de Frederick, assista ao 8º episódio da série Faces da Perseguição. Você também pode assistir aos episódios anteriores e receber os próximos episódios antes do lançamento oficial ao se cadastrar na página. Ouça os cristãos perseguidos!


Rodapé convidando a assistir aos episódios da série Faces da Perseguição. Na imagem, há uma televisão antiga vermelha e na tela está a foto do pastor Gideon, da Eritreia, orando. Ele é o cristão do segundo episódio da segunda temporada.

A Redação Portas Abertas Brasil é a equipe editorial com mais de 40 anos de atuação na cobertura da perseguição aos cristãos no mundo. Publica notícias baseadas em relatos diretos de correspondentes e cristãos locais em mais de 70 países. Nosso processo editorial é baseado em verificação, contextualização e avaliação de riscos. A identidade das fontes é preservada quando há risco de segurança, sem comprometer a veracidade dos fatos.

Notícias relacionadas

Faces da Perseguição, Jovens, Notícias, Quênia","include_children":"true"}],"exclude_current_post":true,"useQueryEditor":true,"signature":"2f3fe6f0f6e3cf198d0b8c09b33d6f91","user_id":3,"time":1773423082,"post__not_in":[16888],"orderby":"date","order":"DESC","tax_query":[{"taxonomy":"post_tag","field":"slug","terms":["quenia"],"operator":"IN"}],"paged":1}" data-original-query-vars="[]" data-page="1" data-max-pages="12" data-start="1" data-end="3">