Angola

Posição no ranking:

71

Angola
  • Tipo de Perseguição Paranoia ditatorial, protecionismo denominacional, corrupção e crime organizado
  • Pontuação na pesquisa
    52
  • ReligiãoCristianismo
  • CapitalLuanda
  • População33,8 MILHÕES
  • População cristã31,6 MILHÕES

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos em Angola? 

Cristãos em Angola enfrentam dificuldades de várias formas. Primeiro, o governo não reconhece oficialmente nenhuma igreja desde 2004. Em segundo lugar, como resultado disso, muitas igrejas estão operando ilegalmente, fazendo com que cristãos temam ser presos ou tenham suas igrejas demolidas. Em terceiro lugar, o governo também está criando um ambiente desfavorável ao declarar publicamente que seitas religiosas são motivo de preocupação.  

“O número de igrejas ilegais no país chegou a 4 mil. Todas as igrejas ilegais têm até o próximo mês para mudar seus status.”

DIRETOR PARA ASSUNTOS RELIGIOSOS SOBRE AS MAIS DE 2 MIL IGREJAS FECHADAS EM 2019

Como as mulheres são perseguidas em Angola? 

Embora, geralmente, espera-se que as mulheres sejam submissas aos homens em Angola, a perseguição específica às mulheres relacionada à fé não é amplamente relatada. De acordo com uma fonte, meninas em Angola são vulneráveis a crimes sexuais como violência sexual e casamento infantil, incluindo as “percepções sociais negativas que discriminam mulheres e crianças”. Entretanto, não há casos relatados de violência sexual contra meninas e mulheres cristãs no período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2023. 

Em algumas partes remotas do país, mulheres cristãs que deixam o catolicismo ou as religiões tradicionais africanas podem ser deserdadas ou perder a custódia dos filhos.  

Como os homens são perseguidos em Angola? 

A perseguição religiosa específica contra homens e meninos cristãos em Angola não tem sido amplamente relatada. Líderes de igrejas são mais vulneráveis à perseguição; eles podem ser mentalmente abusados por razões relacionadas à fé e ser alvo de forças de segurança. Alguns relatam que precisam se esconder para escapar da prisão. Ter uma igreja funcionando sem licença e fazer críticas às políticas do governo são muitas vezes os principais fatores por trás do foco do governo em líderes de igrejas.  

As atividades de igrejas não reconhecidas, como igrejas pentecostais, são ocasionalmente monitoradas e espionadas sob a suspeita de serem oposição às políticas do governo. O governo sempre monitora igrejas não registradas. Agentes de segurança do governo aparecem regularmente e, às vezes, prendem pastores e líderes de igrejas. Pessoas da comunidade local, incluindo membros de igrejas oficiais de denominações dominantes, são conhecidas por agirem como informantes do governo. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Angola?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente. 

[QUERO AJUDAR] 

Quem persegue os cristãos em Angola? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Angola são: paranoia ditatorial, protecionismo denominacional e corrupção e crime organizado. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Angola são: oficiais do governo, redes criminosas e líderes religiosos cristãos. 

Pedidos de oração da Angola 

  • Ore para que as igrejas sejam reconhecidas e não precisem agir na ilegalidade. 

  • Apresente a Deus os pastores e líderes cristãos que foram presos, para que se mantenham firmes na fé. 

  • Interceda pelas autoridades do governo, para que atuem de forma a proteger o povo, independentemente de religião. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco