Costa do Marfim

Posição no ranking:

76

Costa do Marfim
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial
  • Pontuação na pesquisa
    44
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalYamussucro
  • População26,8 MILHÕES
  • População cristã9,1 MILHÕES

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos na Costa do Marfim? 

Convertidos que vivem com membros da família não cristãos enfrentam risco de ostracismo por membros da família; por isso, muitas vezes, escondem a conversão. Pais de mulheres convertidas do islamismo não permitem que as filhas se casem com um cristão e tentam evitar tais casamentos. Pais e familiares são conhecidos por impedir o batismo de membros da família. 

Na atribuição da terra ou decisões relativas a oportunidades de negócios, cristãos não são representados por autoridades de nível local onde há maioria muçulmana. Em muitas vilas, minorias cristãs são marginalizadas e colocados sob pressão como resultado disso. Oficiais públicos em algumas agências do governo discriminam cristãos. Às vezes, novas igrejas têm o registro negado arbitrariamente por oficiais do Ministério do Interior. Em algumas cidades e vilas, cristãos precisam pagar grandes quantias em dinheiro como taxa para conseguir permissão para realizar eventos.  

A guerra civil na última década também teve dimensões religiosas (muçulmanos do Norte contra cristãos do Sul), embora muitos analistas e a comunidade internacional tenham decidido não caracterizar o conflito dessa forma. Cristãos na parte norte do país são vistos como um ameaça em algumas áreas e muitas vezes enfrentam discriminação no trabalho ou em qualquer outro lugar. 

“Quando eu era muçulmano e ia aos feiticeiros, tínhamos que fazer sacrifícios ou pagar muito dinheiro. Mas com minha nova vida, acho as coisas muito mais fáceis e muito mais tranquilas. Jesus é meu Senhor, eu pertenço somente a ele.”

KARIDJA, VIÚVA EX-MUÇULMANA DA COSTA DO MARFIM

Como as mulheres são perseguidas na Costa do Marfim? 

Em geral, o número de casamentos precoces ou forçados, poligamia e atos de mutilação genital feminina é alto na Costa do Marfim. Em áreas fortemente animistas, meninas e mulheres são afetadas pela existência de sociedades secretas femininas (como a sociedade Sande) e às vezes são forçadas a se tornar membros. Se meninas e mulheres cristãs que vivem em comunidades onde essas sociedades são praticadas ativamente se recusam a ser membros devido à fé cristã, muitas vezes são isoladas de atividades relativas às mulheres. 

Convertidas de origem muçulmana e animista enfrentam a maior pressão. A perseguição ganha forma de privação, bem como de aliciamento. Uma menina que se converte ao cristianismo é submetida a abandono, rejeição e zombaria. Muitas vezes, também é forçada a interromper os estudos. Já uma mulher convertida pode ser divorciada e ter a custódia dos filhos negada. A pressão no marido para se divorciar muitas vezes vem de parentes muçulmanos ou amigos que veem a fé cristã como uma fonte de desonra. Se uma convertida cristã permanece cristã enquanto está casada com um muçulmano, não terá permissão para criar os filhos como cristãos. Ela também pode enfrentar abuso físico e psicológico. A falta de legislação relativa à violência doméstica deixa mulheres facilmente expostas com relação a isso.  

Convertidas que não são casadas podem ser forçadas a se casar com homens muçulmanos ricos e mais velhos. Um especialista no país explicou que isso pode ser feito “para impedi-las de expressar a fé”. Fontes indicam que os pais de meninas convertidas muitas vezes as ameaçam com a possibilidade de sequestro e casamento forçado com objetivo de pressioná-las a voltarem para o islamismo. Supõe-se que jovens muçulmanos sejam encorajados a se casar com meninas cristãs.  

Como os homens são perseguidos na Costa do Marfim? 

Como em muitos casos na região do Oeste Africano, homens cristãos podem ser principalmente sujeitos a hostilidade e forçados a se tornar membros de sociedades secretas (como a Poro), principalmente se vivem em comunidades rurais. Se eles se recusarem, serão excluídos de atividades e isolados. Pastores – a maioria deles homens – também são os principais alvos da perseguição por sua fé, bem como suas famílias. Eles estão entre os mais vulneráveis aos ataques, principalmente durante conflitos. 

Convertidos de origem muçulmana e animista enfrentam as formas mais intensas de perseguição. Eles podem ser maltratados verbal, física ou emocionalmente pelas famílias, que podem rejeitá-los totalmente, evitando-os e ameaçando-os com violência. Eles também são discriminados com relação a educação; jovens muçulmanos recebem mais oportunidades de estudar no exterior e os pais de convertidos do islamismo muitas vezes interromperão a ajuda financeira, detendo o progresso em sua educação. Após a descoberta da conversão, homens podem também ser discriminados no local de trabalho, possivelmente até perdendo o emprego. Lojas que pertencem a cristãos têm supostamente se tornado alvo e sido boicotadas. Como homens geralmente são os provedores financeiros da família, tal pressão econômica prejudica sua família e dependentes de forma mais ampla. Convertidos casados também enfrentam formas peculiares de perseguição. As esposas de convertidos não hesitam, diante do conselho de seus parentes, em consultar marabus (um tipo de sacerdote muçulmano) e espíritas, para levar seus maridos de volta à fé islâmica com encantamentos. Em alguns casos, convertidos podem ser mortos por causa da fé em Jesus.  

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Costa do Marfim?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente. 

[QUERO AJUDAR] 

Quem persegue os cristãos na Costa do Marfim? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Costa do Marfim são: opressão islâmica, opressão do clã e paranoia ditatorial.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Costa do Marfim são: oficiais do governo, líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, cidadãos e quadrilhas, parentes e líderes de grupos étnicos. 

Pedidos de oração na Costa do Marfim 

  • Apresente em oração as mulheres convertidas que não têm permissão para se casar com cristãos, para que essa situação seja alterada.  

  • Interceda pelos cristãos que não são representados por governos locais, pois vivem onde há maioria muçulmana. 

  • Clame a Deus pelas novas igrejas que continuam tendo o registro negado por oficiais do governo. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco