Djibuti

Posição no ranking:

55

Djibuti
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial
  • Pontuação na pesquisa
    61
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalDjibuti
  • População1,1 MILHÃO
  • População cristã11 MIL

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos no Djibuti? 

Todas as leis e políticas no país são moldadas pela sharia (conjunto de leis islâmicas). O nível de perseguição que os cristãos de origem muçulmana experimentam é imensa e vem da comunidade local e dos membros da própria família. Esconder a fé é uma das formas de proteção, mas o estilo de vida comunitário torna isso muito difícil. Se alguém se converte ao cristianismo ou há rumores de uma possível conversão, a pessoa perderá todos os direitos de herança. As autoridades locais não protegem cristãos se eles forem atacados.  

“Eu quero ser um testemunho para os outros.”

CRISTÃ SECRETA NO DJIBUTI

Como as mulheres são perseguidas no Djibuti? 

Os convertidos que são descobertos em Djibuti enfrentam tratamento severo. Mulheres convertidas no país estão vulneráveis a agressão física e prisão domiciliar, principalmente na área rural. Embora não seja comum, relatos do passado indicam que, em alguns casos, mulheres cristãs foram sequestradas por muçulmanos radicais e forçadas a se casarem com muçulmanos sem seu consentimento. Quando uma muçulmana se converte ao cristianismo, é sequestrada ou forçada a se casar com um muçulmano. Essa situação impacta desproporcionalmente mulheres e meninas. A maioria das que entram em um casamento coagido o fazem sob pressão da família e da comunidade local, que anseiam vê-las voltarem para o islamismo. Mulheres convertidas podem ser forçadas a se casar com líderes religiosos mais velhos em um esforço de influenciar a fé delas. 

Convertidas que já são casadas enfrentam várias formas de pressão de seus maridos e parentes. Se uma mulher recém-convertida se recusa a abrir mão da fé, provavelmente enfrentará divórcio. Enquanto homens atingidos pela pobreza no Djibuti geralmente querem escapar do peso de cuidar dos filhos em caso de divórcio, fontes declaram que famílias de muçulmanos devotos não permitirão que a mulher reivindique a guarda e crie os filhos como cristãos. As mulheres perdem automaticamente seus direitos de custódia ao se converterem, pois se torna praticamente “impossível confiar as crianças a ela”. Quer tenham sucesso ou não ao reivindicar os direitos de custódia, mulheres convertidas geralmente são prejudicadas financeiramente por não terem uma renda estável e por perderem os direitos de herança. 

A mulher é um membro essencial da unidade familiar no Djibuti, pois desempenha um papel principal na criação dos filhos e representa a família em eventos sociais. A perseguição a mulheres e meninas tem um impacto negativo significativo na família e na comunidade. 

Como os homens são perseguidos no Djibuti? 

Embora haja poucos dados disponíveis, homens cristãos no Djibuti correm risco de agressão física, assédio verbal e intimidação. Alguns podem ser forçados a sair de casa, deixando-os desabrigados e economicamente vulneráveis. Outros pagam um preço ainda maior e, segundo relatos, foram mortos por causa da fé no passado (embora não haja nenhum incidente recente de mortes). Líderes cristãos no Djibuti – cuja maioria são homens – correm grande risco de perseguição. No país, pastores e líderes de igrejas são os principais alvos de perseguição. Oficiais e o público geral mantêm um registro caso encontrem convertidos pregando o evangelho no bairro. Ser conhecido no país como um líder cristão também expõe membros da família a ameaças sérias. 

Como os homens são tipicamente os provedores no Djibuti, sua ausência leva a família a uma turbulência emocional e financeira. Isso também compromete a segurança física da família, principalmente ems áreas remotas do país, pois a ausência do pai/marido pode levar ao roubo da propriedade da família e ataques sexuais a esposa e filhas. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Djibuti?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente. 

[QUERO AJUDAR] 

Quem persegue os cristãos no Djibuti? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Djibuti são: opressão islâmica, opressão do clã e paranoia ditatorial. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Djibuti são: líderes religiosos não cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes, partidos políticos e oficiais do governo. 

Pedidos de oração do Djibuti 

  • Interceda para que as autoridades do país alterem as leis e o país não seja dominado por leis islâmicas que prejudicam os cristãos.  

  • Clame em favor dos cristãos de origem muçulmana, pois o nível de perseguição que enfrentam é imensa. 

  • Peça ao Senhor para que os convertidos permaneçam firmes, mesmo sendo perseguidos por membros da comunidade local e da própria família. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco