Gâmbia

Posição no ranking:

75

Gâmbia
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, corrupção e crime organizado, opressão do clã
  • Pontuação na pesquisa
    48
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalBanjul
  • População2,8 MILHÕES
  • População cristã134 MIL

Doe agora!

R$

O que mudou este ano em Gâmbia?  

O índice de violência contra os cristãos aumentou em Gâmbia em decorrência dos ataques de grupos extremistas islâmicos. O nível de pressão permaneceu o mesmo em razão dos obstáculos burocráticos enfrentados pelas igrejas para se registrarem.  

“O Conselho Cristão de Gâmbia pede para ser incluído na Constituição final que a Gâmbia seja soberana e secular. Uma república com diversas comunidades de liberdade étnico-linguística e religiosa, com igualdade de oportunidades e garantia de liberdade interétnica, política e religiosa para a coesão social.”

Pastor Seal S. Jammeh, em carta ao governo do país

Como é a perseguição aos cristãos em Gâmbia? 

Os cristãos de origem muçulmana enfrentam hostilidade por parte da família e da comunidade. Eles suportam abuso físico, ostracismo social e educação não cristã forçada. 

Os cristãos lutam com obstáculos burocráticos em questões como o registro de igrejas. Somando-se a esse cenário já tenso, há um medo palpável entre os cristãos de que a região esteja se inclinando para o extremismo. 

Embora Gâmbia tenha permanecido isolada das atividades jihadistas, houve ataques a igrejas e propriedades pertencentes a cristãos nos últimos meses. Além disso, a comunidade cristã enfrentou várias formas de violência física e psicológica. Assim, os cristãos vivem em um ambiente cada vez mais hostil. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Gâmbia?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos em Gâmbia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Gâmbia são: opressão islâmica, corrupção e crime organizado e opressão do clã.    

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Gâmbia são: líderes religiosos não cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes, redes criminosas e líderes de grupos étnicos. 

Pedidos de oração de Gâmbia 

  • Clame por proteção e provisão para as necessidades dos cristãos de origem muçulmana e animista que enfrentam perseguição por parte da família e da comunidade.  
  • Ore por sabedoria e força aos líderes cristãos que lutam para registrar suas igrejas e para que tenham a liberdade religiosa respeitada.  
  • Peça pelo fim da ação de grupos extremistas que têm os cristãos como alvos de ataques.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2025 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco