Honduras

Posição no ranking:

66

Honduras
  • Tipo de Perseguição Corrupção e crime organizados
  • Pontuação na pesquisa
    55
  • ReligiãoCristianismo
  • CapitalTeguilgapa
  • População9,9 MILHÕES
  • População cristã9,4 MILHÕES

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos em Honduras? 

Em áreas dominadas por gangues criminosas, cristãos que se opõem a atividades criminosas provavelmente enfrentarão assédio, seja por extorsão, agressão ou ameaças de morte, e até mesmo morte. Antigos membros de gangues que se convertem ao cristianismo também se tornam alvo de vigilância e retaliação, principalmente se a conversão deles não for considerada genuína na opinião do grupo criminoso. Devido aos altos níveis de corrupção e conluio entre as autoridades e os grupos criminosos, cristãos correm o risco de sofrerem represálias quando se opõem aos interesses deles.  

“Cristãos em áreas dominadas por gangues violentas são particularmente visados quando o trabalho na igreja é visto como um obstáculo às atividades criminosas.”

ROSSANA RAMIREZ, ANALISTA DE PERSEGUIÇÃO SOBRE HONDURAS

Como as mulheres são perseguidas em Honduras? 

Independentemente da religião, é perigoso ser mulher em Honduras. De acordo com relatórios sobre a Violência Contra a Mulher Hondurenha do Centro de Direitos da Mulher, houve 240 mortes violentas e homicídios relatados em 2022. Violência sexual e doméstica são gerais, embora as mulheres demorem para reportar abusos. Há altas taxas de impunidade concedida aos autores, apenas 13% dos casos de homicídio acabam em condenação. Pastores vivem em constante preocupação com suas filhas, pois os membros de gangues querem pegar as meninas para as prostituírem ou venderem e conseguir algum ganho financeiro. 

Cada vez mais mulheres e meninas fogem da América Central em meio a relatos de que gangues criminosas estão sistematicamente visando meninas adolescentes para escravidão sexual. Entretanto, a maioria dos migrantes que fogem de Honduras são homens, deixando muitas famílias conduzidas por mulheres. 

Com esse contexto de violência e instabilidade, meninas e mulheres cristãs podem enfrentar desafios adicionais com base em sua fé. Houve diversos relatos de filhas de pastores adolescentes sendo vítimas de violência, assédio sexual e coerção para participar de atividades pornográficas aos cuidados de membros de gangues. Meninas cristãs são alvo de muita atenção. Os pastores acham que elas são escolhidas por causa de sua obediência e pureza e como forma de represália ao trabalho pastoral de seus pais. Sistematicamente, elas são alvo, com objetivo de chantagear ou intimidar as famílias para interromper as atividades missionárias que ocorrem no território da gangue. Algumas meninas são sequestradas e mortas por se recusarem a ter relações sexuais com membros de gangues. Sobreviventes são deixadas traumatizadas psicológica e fisicamente. 

Finalmente, meninas e mulheres cristãs também são impactadas psicologicamente pela pressão extrema aos homens e meninos cristãos.  

Como os homens são perseguidos em Honduras? 

Altas taxas de atividade criminosa e presença de gangues notórias como MS-13 e Barrio 18 também representam ameaças de segurança diárias a meninos e homens cristãos. Líderes de igrejas são principalmente vulneráveis a ataques e ameaças, especialmente os envolvidos em atividades missionárias ou que buscam impedir o tráfico de narcóticos. Extorsão por meio de multas e ameaças são comuns. No período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2022 e 2023, houve diversos relatos de pastores sequestrados e mortos violentamente.  

Uma das maiores ameaças enfrentadas por adolescentes e jovens cristãos é o recrutamento forçado das gangues. Enquanto meninas e mulheres são geralmente vítimas de violência sexual, os rapazes são explorados com propósitos criminosos, incluindo tráfico de drogas. De acordo com o ex-membro de uma gangue que vive em um retiro da igreja, sua vida está em grave risco. 

Alguns membros da gangue têm permissão para deixar a gangue após a conversão ao cristianismo (principalmente em uma igreja evangélica), mas estarão sob intenso controle e monitoramento da antiga gangue, bem como de gangues rivais. Qualquer sinal de que eles não estejam vivendo a fé ativamente pode resultar em morte. Ex-membros de gangues convertidos enfrentam desafios adicionais de assimilação; oficiais de segurança do Estado que os identificam como antigos membros de gangues — tipicamente pelas tatuagens ou cicatrizes — podem detê-los a qualquer momento por crimes suspeitos. 

À luz de tal pressão e ciclos de violência, muitos meninos e homens cristãos escolhem fugir de Honduras, embora permaneçam vulneráveis enquanto deslocados.   

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Honduras?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio a cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente. 

[QUERO AJUDAR] 

Quem persegue os cristãos em Honduras? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. O tipo de perseguição aos cristãos em Honduras é: corrupção e crime organizado. 

 Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Honduras são: redes criminosas e oficiais do governo.  

Pedidos de oração em Honduras 

  • Ore pelos cristãos que se opõem a atividades criminosas, pois enfrentam assédio e até mesmo morte. 

  • Clame ao Senhor em favor de antigos membros de gangues que se converteram ao cristianismo, tornando-se alvo de vigilância e retaliação. 

  • Peça a Deus por cristãos que correm o risco de sofrerem represálias ao se oporem aos interesses das autoridades. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco