Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
República Centro-Africana
Posição no ranking:22
Bandeira-Rep Centro Africana
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
75
Religião
Cristianismo
Capital
Bangui
População
6 MILHÕES
População cristã
4,4 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos na República Centro-Africana? 

A situação já frágil na República Centro-Africana (RCA) continua se agravando devido ao conflito no Sudão, seu país vizinho, o que tem feito a pressão externa aumentar. A violência crescente no Sudão ameaça se espalhar para a RCA, intensificando a insegurança para populações vulneráveis, especialmente cristãos. 

Internamente, o colapso da autoridade estatal fomentou uma desordem generalizada. Grupos armados, autoridades corruptas e extremistas islâmicos exploram esse vácuo, frequentemente visando os cristãos. Igrejas foram saqueadas ou destruídas, e líderes cristãos que se manifestam enfrentam ameaças, detenção ou assassinato. Mulheres e jovens estão particularmente expostos a exploração e abuso. 

A violência religiosa e étnica praticada por facções armadas forçou milhares de cristãos ao deslocamento. Muitos vivem em campos superlotados, com pouca segurança ou ajuda. Em regiões no Norte do país e áreas remotas, cristãos de origem muçulmana enfrentam agressões físicas, isolamento forçado e rejeição familiar. Esses abusos permanecem amplamente impunes, reforçando o medo e a sensação de desamparo. Na RCA, comunidades cristãs encontram-se cada vez mais desprotegidas, presas entre o fracasso estatal e a hostilidade dos extremistas.   

Como as mulheres são perseguidas na República Centro-Africana? 

Anos de conflito deixaram mulheres e meninas cristãs na RCA altamente vulneráveis a abuso sexual, sequestro, tráfico e casamento forçado. Esses métodos são frequentemente usados por grupos rebeldes como armas de guerra para aterrorizar comunidades. Sobreviventes enfrentam estigma, trauma e, às vezes, gravidez, levando muitas famílias a casar as filhas para sua “proteção”. Meninas correm o risco de ser sequestradas no caminho para a escola, desencorajando a educação. Cristãs de origem muçulmana podem enfrentar prisão domiciliar, casamento forçado ou separação dos filhos. Em campos de deslocados internos, mulheres cristãs estão expostas a exploração e abuso. 

Como os homens são perseguidos na República Centro-Africana? 

Homens e meninos cristãos na RCA podem ser executados, sequestrados ou forçados a integrar grupos rebeldes. Muitos são usados para trabalho escravo em minas de ouro e diamante, e até mercenários estrangeiros foram envolvidos em assassinatos e sequestros. 

Líderes de igrejas são mais visados e podem ser falsamente acusados de espionagem, atacados durante cultos, sequestrados ou mortos. Os mercados são dominados por líderes islâmicos que sobrecarregam ou saqueiam lojas de cristãos, levando famílias à pobreza. A discriminação continua no Exército nacional, onde cristãos são marginalizados. A violência, o recrutamento forçado e a opressão econômica destroem famílias. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na República Centro-Africana? 

Por meio de parceiros e igrejas locais, a Portas Abertas apoia cristãos na RCA com treinamento para resistir à perseguição e integração de convertidos interculturais. Também são oferecidos programas de alfabetização, discipulado, apoio psicossocial e jurídico, além de capacitação de jovens para desenvolvimento socioeconômico. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na República Centro-Africana? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na República Centro-Africana? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na República Centro-Africana são: opressão islâmicacorrupção e crime organizado e opressão do clã.   

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.  

Famílias em meio a abrigos improvisados na República Centro-Africana

Pedidos de oração da República Centro-Africana

  • Clame por paz na República Centro-Africana, que está em guerra há mais de dez anos. 
  • Interceda por cura física, espiritual e emocional às vítimas de violência sexual na RCA. 
  • Ore por conforto e suprimento das necessidades dos cristãos que perderam seus entes queridos em incidentes violentos. 
  • Peça a Deus que frustre os planos dos extremistas islâmicos e que eles tenham um encontro com Jesus. 

Mais informações sobre o país