Tanzânia

Posição no ranking:

52

Tanzânia
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial
  • Pontuação na pesquisa
    62
  • ReligiãoCristianismo
  • CapitalDar es Salaam
  • População64,9 MILHÕES
  • População cristã36,8 MILHÕES

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos na Tanzânia?  

Todas as categorias de comunidades cristãs enfrentam perseguição em algum nível. Jihadistas de Moçambique e da Tanzânia oprimem os cristãos. Os cristãos de origem muçulmana são os mais afetados – muitos deles foram expulsos de casa na cidade de Zanzibar e na zona costeira.  

Radicais muçulmanos exigem que todos sigam o código de vestimenta islâmico e zombam e discriminam os cristãos que não seguem essas práticas. Foi observada a presença de bullying, assédios e alguns ataques com violência física no país.  

A comunidade islâmica radical tem influenciado direta e indiretamente as autoridades, especialmente no legislativo. Essa intervenção resulta na imposição de leis que afetam cristãos em todo o país. Exemplo disso é que símbolos cristãos, como a cruz, não são aceitos, e cultos e louvores cristãos são censurados.  

As atividades da igreja são monitoradas pelo Estado e os líderes cristãos temem criticar publicamente as injustiças sociais do governo por causa do risco de retaliações, como o fim do registro oficial das igrejas.  

Aqueles que pensam que nossas reuniões vão parar por conta desse incêndio estão muito enganados. A igreja ficava ao lado de uma grande árvore, e vamos nos reunir debaixo dela por enquanto.

SABAS KAFUBA, LÍDER DE IGREJA INCENDIADA EM 2016 NA TANZÂNIA

Como as mulheres são perseguidas na Tanzânia? 

As mulheres cristãs da Tanzânia são hostilizadas tanto de maneiras discretas quanto com violência. Nos últimos anos, isso aconteceu por meio do bloqueio a recursos públicos da comunidade, como poços de água, pelo assédio verbal e também pela imposição do código de vestimenta islâmico. 

As mulheres também podem ser vítimas de ataques sexuais. Um especialista do país explicou que em algumas regiões, as viúvas são “obrigadas a ter relações sexuais com determinadas pessoas para serem purificadas do que chamam de ‘agouro da morte do marido’”. A maioria dos abusos sexuais acontecem na região de Kigoma e os responsáveis costumam ser o grupo conhecido como Teleza, que invade as casas durante a noite. Até mesmo idosas foram vítimas desse tipo de ataque. 

Muitas mulheres cristãs também são coagidas a realizar práticas contrárias à fé cristã, como mutilação genital, casamento poligâmico e casamento infantil. Com frequência, elas são enganadas por muçulmanos que fingem ser cristãos para tentar obrigá-las a abandonar a fé cristã. As mulheres cristãs que trabalham como domésticas são obrigadas a usar o “baibui”, um longo vestido preto. Caso desobedeçam, correm o risco de perder o emprego.  

As cristãs de origem muçulmana enfrentam maior perseguição. Elas são entregues em casamentos forçados, submetidas ao divórcio ou expulsas e isoladas de casa e da família quando se convertem. Em alguns casos, elas perdem o direito a herança e a guarda dos filhos. 

Jovens cristãs são trancadas em casa, sem poder sair, quando as famílias descobrem a conversão ao cristianismo. Elas com frequência perdem o acesso à escola e não conseguem contribuir financeiramente para o próprio sustento ou da família. 

A perseguição torna as mulheres desmoralizadas, traumatizadas e, consequentemente, limitadas para trabalhar com eficiência e usufruírem plenamente de direitos humanos básicos.  

Como os homens são perseguidos na Tanzânia? 

Os homens cristãos enfrentam discriminação e segregação no trabalho na Tanzânia, especialmente nas empresas dirigidas por muçulmanos radicais. Por causa da fé em Jesus, eles podem perder o salário e não recebem pelas horas extras que fazem. Além disso, eles são forçados a participar dos períodos de oração islâmica e visados como alvos de perseguição de muçulmanos extremistas que querem convertê-los ao islã.  

“Os homens são mais perseguidos no âmbito econômico. Eles são demitidos do trabalho, sofrem ataques físicos e têm o direito a herança negados”, afirma um especialista do país. Essa pressão no trabalho gera problemas econômicos a longo prazo tanto para os cristãos como para suas famílias, pois eles são os principais provedores do sustento do lar.  

Esses problemas atingem as igrejas também, que perdem a arrecadação necessária para a manutenção do templo e enfrentam a ausência dos homens no culto, pois, em muitos casos, eles trabalham por muitas horas e não conseguem participar das reuniões.  

Cristãos convertidos de outras religiões são afetados por fatores culturais e étnicos, particularmente se eles vieram de uma raiz tribal. Se um guerreiro da comunidade maasai se converte ao cristianismo, por exemplo, e deixa o cabelo com um penteado diferente do tradicional, é visto como traidor. Os líderes tribais têm o papel de preservar a cultura da comunidade. Por isso, qualquer ação, inclusive a mudança do cabelo, pode ser vista como uma traição.  Nesses casos, a punição envolve danos físicos com armas tradicionais, como lanças e flechas. 

Do mesmo modo, cristãos de origem muçulmana enfrentam agressividade e represálias. Muitos deles são obrigados a fugir ou enfrentam outros tipos de restrições na comunidade. Em 2022, um cristão foi ameaçado de morte por ir à igreja. Ele parou de ir aos cultos e descobriu que a ameaça veio da própria família que não aceitou que ele deixasse o islã. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Tanzânia?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a necessidade é mais urgente. 

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Tanzânia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Tanzânia são: opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Tanzânia são: líderes religiosos não cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes, grupos religiosos violentos, líderes de grupos étnicos, oficiais do governo. 

Pedidos de oração da Tanzânia 

  • Interceda pela segurança dos cristãos ameaçados por grupos jihadistas na Tanzânia.  

  • Peça a Deus que as autoridades e as leis da Tanzânia respeitem a liberdade religiosa do país.  

  • Ore pelas mulheres cristãs vítimas de assédios verbais e abusos sexuais na Tanzânia, para que encontrem restauração e consolo em Jesus.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco