Abra os olhos para a América Latina

Países da América Latina se destacam na Lista de Países em Observação

| 10/08/2021 - 06:00

Quatro países da América Latina integram a Lista de Países em Observação 2021

Quatro países da América Latina integram a Lista de Países em Observação 2021


Ontem, a Portas Abertas contou sobre o que é a Lista de Países em Observação e quais os critérios usados para criar o ranking de países onde é mais difícil viver como cristão. A Lista Mundial da Perseguição (LMP) apresenta três níveis de perseguição aos seguidores de Jesus, sendo: extrema (81 a 100 pontos), severa (61 a 80 pontos) e alta (41 a 60 pontos).  

Como a LMP traz apenas o Top50 dos países com maior grau de perseguição, nem todos se encaixam no ranking, sendo que os outros países hostis aos cristãos ficam na Lista de Países em Observação (LPO). Hoje, falaremos sobre a perseguição aos cristãos nos países da América Latina, que tiveram grande aumento na pontuação e foram destaque na LPO. 

Quais países da América Latina estão na Lista de Países em Observação? 

Além da presença de dois países latinos na Lista Mundial da Perseguição 2021 (Colômbia e México), outros quatro países da América Latina estão presentes na LPO 2021: Cuba, Nicarágua, Honduras e El Salvador.  

Cuba e Nicarágua apresentaram um aumento significativo na pontuação e subiram mais de dez pontos em relação ao ano passado, sendo destaques na LPO 2021. Em Cuba, esse aumento está relacionado a uma maior perseguição contra líderes de igrejas e congregações. Cristãos que não concordam com as propostas para a nova Constituição, especialmente assuntos relacionados à defesa da vida e da família, são considerados oposição pelo governo. Além disso, houve mais casos relatados sobre incidentes de perseguição relacionados a censura, recusa de visto, impedimentos de deixar o país, detenções, monitoramento e outras ações conduzidas pelo governo com foco em reprimir atividades cristãs. 

Já na Nicarágua, embora tenha havido menos incidentes violentos contra cristãos do que no ano anterior, houve um aumento na pressão durante a pandemia de COVID-19. A razão é o aumento da repressão, principalmente contra líderes de igrejas. Eles são reprimidos por causa do apoio a manifestantes que são classificados pelo governo como “terroristas” por defenderem a justiça social e por causa de suas atividades em defesa dos direitos humanos. 

Em Honduras, o principal tipo de perseguição que os cristãos enfrentam é corrupção e crime organizado. As medidas de confinamento da COVID-19 têm ajudado as gangues a aumentar os domínios territoriais. Os seguidores de Jesus que se opõem às atividades criminosas podem enfrentar hostilidades através de extorsão, espancamento, ameaças de morte, assédio sexual contra as filhas ou morte. Os líderes da igreja não podem conduzir suas atividades livremente, pois são monitorados ou visados por chefes de gangues, especialmente quando os cristãos promovem uma cultura antiviolência para evitar que adolescentes ingressem na criminalidade. 

Em El Salvador o principal tipo de perseguição que os seguidores de Jesus enfrentam também é corrupção e crime organizado. Os cristãos que pregam e agem contra a influência de gangues criminosas enfrentam um ambiente hostil e não podem circular livremente ou organizar as atividades da igreja sem pedir autorização ao líder criminoso local. Eles são forçados a pagar por proteção. Além disso, os líderes cristãos que trabalham para manter os jovens fora das gangues e os pais que tentam impedir que os filhos se filiem aos grupos tornam-se vítimas de represálias; às vezes, precisam fugir da comunidade ou até mesmo o país. 

Pedidos de oração 

  • Interceda pelos seguidores de Cristo em toda a América Latina e clame para que eles se mantenham firmes na fé mesmo diante das hostilidades que enfrentam.  
  • Ore para que a luz de Cristo brilhe nessas nações e mais pessoas conheçam a palavra e entreguem a vida ao Senhor. 
  • Peça para que as autoridades dos países, grupos extremistas e as comunidades não cristãs vivenciem uma verdadeira transformação de vida. 

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE