Cuba

Posição no ranking:

22

Cuba
  • Tipo de Perseguição Paranoia ditatorial, opressão comunista e pós-comunista e intolerância secular
  • Pontuação na pesquisa
    73
  • ReligiãoCristianismo
  • CapitalHavana
  • População11,3 MILHÕES
  • População cristã6,9 MILHÕES

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos em Cuba? 

Os cristãos enfrentam perseguição do governo, pois tudo que concorre com o Partido Comunista de Cuba é pressionado, incluindo a fé cristã. Os líderes religiosos ou cristãos que se manifestam contra a injustiça humana ou a corrupção política correm o risco de serem interrogados, detidos, difamados e presos.  

As autoridades negam o registro ou simplesmente ignoram o pedido de igrejas para funcionar legalmente. Isso dá argumento ao governo para fechá-las sempre que desejar. Nesses casos, sanções são impostas às igrejas, incluindo multas, demolição de edifícios, fechamento e confisco de propriedades. 

As igrejas autorizadas estão sob intenso monitoramento e podem ter cidadãos simpatizantes do regime e/ou agentes de segurança do Estado infiltrados. Registradas ou não, igrejas continuam abertas ao culto, mas apenas enquanto o governo permitir e não tiver um líder ou cristão crítico ao governo.  

Depois destes 40 anos no ministério, aprendi que devemos enfrentar as provações e tribulações da vida com coragem e confiança em Deus.

Pastor Angel (pseudônimo), líder religioso em Cuba 

Como as mulheres são perseguidas em Cuba? 

Mulheres envolvidas em ativismo — incluindo cristãs que se manifestam — geralmente são demitidas de seus empregos, ameaçadas e monitoradas. Por exemplo, as Ladies in White, um grupo de protesto de familiares de presos políticos, foram agredidas e detidas pela polícia em várias ocasiões a caminho de cultos no domingo.  

Mulheres e meninas cristãs também são insultadas por causa de seus valores sexuais mais conservadores, que não são valorizados pelo regime.  

O governo cubano tem o objetivo declarado de não permitir que os cidadãos tenham filhos nascidos com deformidades e condições genéticas. Isso significa que há uma pressão muito forte para que as mulheres grávidas abortem esses bebês. Sua recusa pode ser considerada um ato de oposição ao governo. 

Como os homens são perseguidos em Cuba? 

Os cristãos que ocupam posições de liderança e criticam as ações do governo têm maior probabilidade de serem presos e enfrentarem assédio. Eles também são multados, têm Bíblia e literatura cristã confiscada, propriedades destruídas, enfrentam prisão e até morte.  

O governo cubano tornou cada vez mais difícil a viagem de críticos do governo, como líderes religiosos, para fora do país. Isso afeta as finanças das famílias cristãs, pois  dependem do dinheiro recebido pelos homens que trabalham no exterior. 

Os homens são obrigados a servir nas Forças Armadas e, se a fé cristã for descoberta, podem sofrer mais discriminação e perseguição. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Cuba? 

Parceiros da Portas Abertas fortalecem a Igreja Perseguida em Cuba por meio de distribuição de Bíblias, projetos de subsistência, treinamento bíblico, desenvolvimento de liderança, desenvolvimento socioeconômico e apoio para filhos e famílias de pastores.  

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Cuba? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Cuba? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Cuba são: paranoia ditatorial, opressão comunista e pós-comunista e intolerância secular. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Cuba são: oficiais do governo, partidos políticos, grupos de pressão ideológica, cidadãos e quadrilhas.

 

Pedidos de oração de Cuba 

  • Peça que Deus proteja e fortaleça os líderes cristãos em Cuba do assédio e da pressão do governo.
  • Ore para que o governo cubano permita que as igrejas se reúnam livremente.
  • Clame para que os cristãos cubanos tenham coragem e sabedoria para defender seus valores e convicções. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco