Cristão iraniano produz filme como protesto

O curta-metragem mostra a perspectiva de uma criança sobre a violência no Irã

Portas Abertas • 24 mar 2023


Joseph é filho de um pastor assassinado e luta pela liberdade de fé através da arte (foto: IMDb)

Joseph é filho de um pastor assassinado e luta pela liberdade de fé através da arte (foto: IMDb)

Hoje é o Dia Internacional do Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos. Em homenagem a essa data, compartilhamos a história de um diretor cristão iraniano que busca através da arte apresentar a verdade sobre as violações dos direitos humanos no Irã.  


Joseph Hovsepian é filho de um pastor iraniano,
Haik Hovsepian, que foi sequestrado e assassinado em 1994. Haik foi um dos poucos cristãos que continuou evangelizando no Irã depois da Revolução Islâmica e sua morte foi o que moveu os olhos do mundo inteiro para a perseguição no Irã. Ele e o irmão André se encontraram no Irã um ano antes do assassinato.  


A realidade da violência do governo iraniano e da
violação dos direitos humanos motivaram o cristão, que hoje é um diretor cinematográfico e mora nos Estados Unidos, a produzir um filme que demonstre a realidade das minorias no Irã. 


Joseph conta que o pai sempre defendeu a liberdade e a proteção dos direitos humanos e ele deseja continuar esse legado através da arte. O curta-metragem “
We Will Win” (cuja traducão livre é “Nós venceremos”) foi uma resposta à repressão violenta do governo iraniano aos protestos que estouraram depois da morte da jovem Mahsa, detida pela polícia dos costumes por não usar corretamente o hijab (véu islâmico), em setembro de 2022. 


Olhar de criança


O curta foi lançado em dezembro de 2022, pouco depois das
execuções públicas no Irã, e conta a história de uma menina que vê o enforcamento de um homem pela janela de casa. Ela questiona o pai para saber o que estava acontecendo, mas ele procura protegê-la com uma história.  


Ele diz que aquilo faz parte de um jogo que consiste em amarrar a corda no pescoço de algumas pessoas e dizer o nome delas. A menina simula o jogo com o pai, que diz o nome de
manifestantes que foram assassinados ou executados no Irã. O pai conclui: “No final, nós venceremos esse jogo e não ficaremos decepcionados por causa do alto preço que estamos pagando. Venceremos com coragem e perseverança”.  


Em 2023, Joseph completa 49 anos, a idade que o pai tinha quando foi assassinado; por isso, escreveu uma carta em homenagem ao pai. Veja um trecho a seguir:
 “A revolução que está acontecendo no Irã mostra que o povo está começando a entender o valor da liberdade – da liberdade de crença – pela qual você lutou durante tantos anos. Mais do que nunca, entendo seu amor por Deus e pelas pessoas, independentemente de cor, etnia, língua ou crença”.  


Ajude cristãos sob perseguição extrema 


O
Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2023 será uma data especial em que milhares de igrejas por todo o Brasil se reunirão em oração pela Igreja Perseguidas nos países onde a perseguição é extrema, como o Irã. Cadastre-se para realizar o DIP em sua igreja no dia 4 de junho e ajude nossos irmãos na fé em oração.

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco