Portas Abertas • 17 mai 2023
Timothy testemunhou a intensa opressão que viveu antes de fugir da Coreia do Norte
[Atualizado em 17/05 às 09:30]
Entre os dias 6 e 14 de maio, o cristão norte-coreano, Timothy Cho, visitou dez igrejas no Brasil. Ele começou a agenda como um dos convidados internacionais do culto de 45 anos da Portas Abertas.
No dia seguinte, viajou para o Distrito Federal e, em seguida, passou por igrejas na capital e interior de São Paulo e no litoral paulista, totalizando sete cidades diferentes. Além das visitas em igrejas, Timothy também foi entrevistado por 16 veículos da impressa como os jornais Gazeta do Povo e O Estado de S. Paulo, a Revista Crusoé, Rádio Trans Mundial, Portal Guia-me e Gospel Mais, BBC (Londres e Brasil) e o podcasts JesusCopy.
"Sempre temos a ciência de que as histórias que ouvimos e lemos são verdadeiras, mas o sentimento ao ver e ouvir pessoalmente alguém como o Timothy foi surreal. Um misto de emoções, uma injeção de fé e de coragem, um privilégio! Timothy carrega simplicidade e o amor de Jesus no olhar, e tenho certeza que todos que o viram puderam sentir isso. Foi um lembrete vivo sobre ser um com eles, um renovo no amor ao próximo e um convite marcado para a oração por sua nação, Coreia do Norte", Carol.
Timothy hoje é um cidadão do Reino Unido. Ele fugiu da Coreia do Norte, depois de quatro passagens em prisões norte-coreanas e chinesas. Com a liberdade que obteve, ele testemunha os desafios que a ditadura da família Kim gera e alerta a igreja global sobre a perseguição aos cristãos norte-coreanos.
A primeira frase dita por ele na primeira visita foi: “Não consigo acreditar que estou no Brasil”. Depois de contar como ouviu o evangelho de maneira inesperada – por meio de um gângster sul-coreano – Timothy afirmou: “Deus faz com que coisas impossíveis sejam possíveis de maneiras incríveis”.
De fato, pensar que o jovem norte-coreano que precisou morar nas ruas, por causa da discriminação, se tornou um cidadão do Reino Unido, livre, com curso superior e que viajou para o outro lado do mundo para testemunhar que Deus está presente na Coreia do Norte, é de fato incrível.
Mas Timothy tem clareza de que serve o Deus Todo-poderoso e pôde sentir o acolhimento e apoio em oração da igreja brasileira pela Igreja Perseguida na Coreia do Norte. Agradecemos a todas as igrejas que o receberam.
Confira o testemunho completo de Timothy na gravação do culto de 45 anos!
Você pode apoiar a Igreja Perseguida na Coreia do Norte através do discipulado de mulheres norte-coreanas que se tornaram refugiadas na China. Sua doação permite que elas recebam cuidado e ensino bíblico para sobreviver à perseguição. Doe!
© 2024 Todos os direitos reservados