Existe perseguição aos cristãos nos países participantes das Olimpíadas?

Muitos dos países participantes estão na Lista Mundial da Perseguição

Portas Abertas • 23 jul 2021


Os jogos não tiveram espectadores devido à COVID-19

Os jogos não tiveram espectadores devido à COVID-19

No dia 23 de julho de 2021 teve início os Jogos Olímpicos de 2020 que aconteceram em Tóquio, capital do Japão. Pela primeira vez desde 1896, os jogos ocorreram sem espectadores, devido à pandemia da COVID-19.  

A Olimpíada de 2020 contou com 46 modalidades esportivas, das quais cinco são novas. Passaram a integrar a lista de esportes olímpicos o beisebol, a escalada, o karatê, o skate e o surfe. Mais de 200 países dos cinco continentes participaram dos jogos que aconteceram até o dia 8 de agosto do mesmo ano. Mas você sabia que a perseguição aos cristãos se faz presente em grande parte dos países participantes dos Jogos Olímpicos? 

Os convocados da perseguição  

Quase todos os países onde existe perseguição aos seguidores de Jesus integram a lista de participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em muitos deles é extremamente difícil viver como cristão, mas estão presentes nas Olimpíadas há anos. Conheça um pouco mais sobre três desses países hostis ao evangelho e que estiveram na Olimpíada: Afeganistão, Uzbequistão e Quênia. 

1. O Afeganistão participa dos Jogos Olímpicos desde 1936 e já esteve presente em 14 edições do campeonato. Em outubro de 1999, o país foi banido dos Jogos Olímpicos de Sydney, devido ao rígido tratamento do regime Talibã dado às mulheres, vetando-as da prática de qualquer esporte. A proibição foi revogada em 2003 e o país voltou a participar em 2004. O Afeganistão ocupa a 1ª posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2022,onde é impossível viver livremente como um cristão. Por isso, muitos mantêm a fé em segredo, mas para os cristãos ex-muçulmanos é ainda pior, pois precisam fugir do país para manter a vida. 

2. O Uzbequistão participou pela primeira vez das Olimpíadas como país independente em 1994, e mandou atletas para competirem em todos os Jogos desde então. Entre os anos de 1952 e 1988, os atletas do país competiam como parte da União Soviética e, após sua dissolução, o país fez parte do Time Unificado em 1992. O Uzbequistão está localizado na Ásia Central e ocupa o 21º lugar na LMP 2022. Os seguidores de Cristo no país podem ser agredidos pela família e comunidade e obrigados a deixarem o lar em que vivem por não abrirem mão do evangelho. 

3. O Quênia participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1956, e enviou atletas para competirem em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde então, exceto nas Olimpíadas de 1976 e 1980. Os atletas do país se destacam nas modalidades de atletismo e boxe. O país ocupa o 51º lugar na Lista de Países em Observação 2022 e, por mais que a maioria da população seja cristã, ainda existe perseguição. De modo especial, os cristãos ex-muçulmanos vivem sob constante ameaça de ataque vinda de amigos e familiares, além do grupo extremista islâmico Al-Shabaab, que se infiltrou na população para monitorar as atividades dos cristãos.  

Quais países não participaram da Olimpíada 2020? 

Pela primeira vez desde 1988, a Coreia do Norte, uma das nações mais fechadas do mundo ao evangelho e que ocupa o 2º lugar na LMP 2022, não participará dos Jogos Olímpicos. As autoridades do país decidiram não participar sob o argumento de proteger os atletas da possível exposição à COVID-19. Os seguidores de Jesus norte-coreanos enfrentam perseguição extrema em todas as esferas da vida e vivem a fé em segredo, porque se as autoridades descobrirem, eles poderão ser mortos, presos ou enviados para campos de trabalho forçado.  

A Rússia também não participará da Olimpíada de Tóquio, devido a uma decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS). Em dezembro de 2020, o Tribunal decidiu banir a Rússia das competições esportivas mundiais até o fim de 2022. A punição veio após uma série de escândalos envolvendo doping, falsificação de testes e queima de arquivos comprometedores. A Rússia também integra a Lista de Países em Observação e são os cristãos ex-muçulmanos das regiões de maioria islâmica que carregam o peso da perseguição no país. Em algumas áreas eles precisam manter a fé em segredo por medo de serem executados.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco