Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Comores
Posição no ranking:43
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial
Pontuação na pesquisa
68
Religião
Islamismo
Capital
Moroni
População
883 MIL
População cristã
4,6 MIL

Como é a perseguição aos cristãos em Comores?

Nas ilhas Comores, no Sudeste da África, minorias religiosas (especialmente cristãos) são submetidas a restrições extremas quando se trata de praticar abertamente ou até mesmo discutir sua fé. Para famílias cristãs, particularmente as convertidas do islã, os desafios são ainda mais agudos. Elas devem enviar seus filhos para escolas islâmicas ou enfrentar alienação. O culto público, ou até mesmo conversar sobre cristianismo em espaços públicos, pode ser interpretado como proselitismo, uma infração punível. 

Qualquer pessoa suspeita de se converter ao cristianismo pode ser ostracizada pela comunidade, criando um ambiente no qual a liberdade religiosa não existe. Por causa disso, muitos cristãos – especialmente aqueles que se converteram do islã – são forçados a viver a fé em segredo. 

Como as mulheres são perseguidas em Comores?

Apesar da tradição de Comores de forte liderança feminina, a vida social e de adoração é dominada por normas islâmicas, deixando mulheres e meninas cristãs em desvantagem. Convertidas do islã enfrentam ostracismo social, vigilância familiar e deserdamento. Elas sofrem forte pressão para retornar ao islã por meio de casamento forçado ou divórcio. A conversão do islã continua criminalizada, reforçando a hostilidade social. Mulheres cristãs também são vulneráveis a violência doméstica, rejeição comunitária e tráfico, já que Comores serve como ponto de trânsito para exploração no exterior. 

Como os homens são perseguidos em Comores?

Homens e meninos cristãos em Comores, especialmente convertidos do islã, enfrentam intensa pressão familiar e comunitária. Convertidos do sexo masculino são vulneráveis às pressões sociais e correm risco de serem divorciados e expulsos de casa, devido às normas culturais de morar com os sogros. Convertidos podem ser privados de comida, sofrer abusos verbais ou serem coagidos a abandonar a fé, com alguns sendo forçados a fugir. Homens cristãos também enfrentam discriminação e exclusão no trabalho. Líderes de igrejas, geralmente homens, são especialmente vulneráveis a vigilância, prisão e restrições às atividades cristãs.

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Comores?

Por meio de parceiros, a Portas Abertas apoia cristãos em toda a África Oriental com programas de discipulado e projetos de geração de renda.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Comores?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidade.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Comores?

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Comores são: opressão islâmica e paranoia ditatorial

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente, são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Praia nas Ilhas Comores

Pedidos de oração de Comores

  • Cristãos que se convertem do islã podem enfrentar opressão significativa da família e da comunidade. Peça a Deus que proteja e sustente esses irmãos e irmãs. 
  • Ore por segurança e sabedoria aos cristãos forçados a seguir a Jesus em segredo. 
  • Clame para que Deus dê oportunidades para líderes e igrejas continuarem seu trabalho.

Mais informações sobre o país