Perguntas e respostas sobre o Ramadã

Entenda como funciona o Ramadã, o mês do jejum islâmico, e embarque em uma jornada de oração por cristãos e muçulmanos

Portas Abertas • 10 mar 2024


O Ramadã é o período de jejum islâmico que une os muçulmanos de todo o mundo em um só propósito

O Ramadã é o período de jejum islâmico que une os muçulmanos de todo o mundo em um só propósito

O Ramadã é o mês do jejum islâmico. Apesar da data ser variável a cada ano, o Ramadã tem início oficialmente ao ser avistada a lua crescente em Meca, na Arábia Saudita, na data divulgada. Então, muçulmanos de todo o mundo começarão a jejuar a partir do próximo nascer do sol. No total, são 30 dias de jejum. Você tem perguntas sobre o Ramadã? Talvez tenha dúvidas sobre o que o Ramadã tem a ver com os cristãos e por que a Portas Abertas aborda o assunto. Aqui você encontrará as explicações necessárias sobre o Ramadã e suas implicações para a Igreja Perseguida. 

Leia a seguir uma série de perguntas e respostas sobre o tema.


Por que o Ramadã importa para os cristãos?

O período do Ramadã tem uma importância religiosa e social nos países de maioria islâmica e cristãos que vivem nessas nações são impactados por ele. Nesses locais, é comum que eles enfrentem a opressão islâmica como o principal tipo de perseguição. Prova disso é que dos 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2024, 39 têm a opressão islâmica como tipo de perseguição. Assim, o Ramadã afeta diretamente a Igreja Perseguida nos países de maioria muçulmana.

No Ramadã, os muçulmanos se sentem mais unidos do que nunca em uma comunidade global. Esse sentimento dá espaço a um exclusivismo religioso, em que todos os que não praticam essa fé são vistos como infiéis e, em casos mais extremos, dignos de algum tipo de punição. Assim, é inaceitável para radicais da maioria muçulmana que os não muçulmanos possam comer enquanto eles jejuam.

O que acontece durante o Ramadã?

O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico e celebra a primeira revelação que Maomé recebeu do Alcorão. O propósito do jejum realizado durante todo esse mês é tirar os muçulmanos de seu cotidiano e fazê-los reexaminar sua vida sob o contexto de um ideal maior. Por exemplo, quando você experimenta fome, torna-se mais consciente do sofrimento dos pobres; e, ao passar por um sofrimento real, mas limitado, pode se preparar para provas mais duras. O jejum do Ramadã é um dos cinco pilares do islamismo e é obrigatório para todos os seus seguidores. Mesmo muçulmanos nominais, não tão conservadores, observam o Ramadã. O sentimento de comunidade é muito forte durante o período.

Como funciona o jejum do Ramadã?

Todos os muçulmanos devem se abster de comer, fumar, beber (até mesmo água) e ter relações sexuais, entre outras restrições, durante o dia, isto é, do nascer até o pôr do sol. Excluem-se da obrigação crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas ou que amamentam, pessoas debilitadas, idosas e enfermas.

Como é o Ramadã em diferentes países? 

O Ramadã acontece de variadas formas, mas algumas coisas são comuns como o jejum e os períodos de oração. Na Península Arábica, os cristãos estrangeiros disseram que não há uma pressão especial nessa ocasião, no entanto, os cristãos de origem muçulmana não podem revelar sua fé sob o risco de serem atacados, presos e até mortos. 

Já no Oeste Africano, líderes religiosos vão até cidades vizinhas com um grande número de muçulmanos para mostrar que são muito numerosos. Os cristãos que deixaram o islã são pressionados a recitar a shahada (confissão que declara: “Não há outro Deus além de Alá e Maomé é seu profeta”). Caso não obedeçam, são considerados inféis e correm o risco de serem agredidos, proibidos de comer e até mortos. 

O que é essencial saber sobre o islã?

A palavra "islã" significa "submissão".

  • O islã é uma religião monoteísta que surgiu no século 7, sob a liderança de Maomé.
  • Maomé é considerado o "homem ideal", mas não divino. É apontado como o último profeta, aquele que trouxe a revelação final de Alá.
  • Seguidores do islã são chamados islâmicos ou muçulmanos, que significa "aqueles que se submeteram".
  • O estudo e a prática do islã envolvem "as cinco doutrinas do islã" (crenças) e "os cinco pilares do islã" (obrigações). Há correntes no islamismo, entretanto, que não concordam em todos esses aspectos.
  • A palavra árabe para Deus é Alá.
  • Para os muçulmanos, Jesus é um dos grandes mensageiros enviados por Alá e não possui nenhuma divindade.

Quais são as principais correntes do islã?

  • Sunitas: a maioria dos muçulmanos pertence a esse grupo. São seguidores de Abu Bakr como sucessor de Maomé. Eles acreditam que não há homem santo que precise vir entre uma pessoa e Alá.
  • Xiitas: são seguidores de Ali, primo e genro do profeta Maomé. Para eles, há um imã – homem santo que precisa agir como intermediário entre os muçulmanos e Alá.
  • Sufistas: um grupo pequeno de muçulmanos que procura encontrar a verdade do amor e conhecimento divino através de experiências pessoais e diretas com Alá.


Quais são os cinco pilares do islamismo?

Os pilares são as cinco práticas a que um muçulmano devoto precisa se dedicar durante a vida.

  1. Shahada: converter-se pela citação do credo: "Não existe outro deus senão Alá, e Maomé é o seu profeta".
  2. Salat: orações diárias cinco vezes ao dia, em horários específicos.
  3. Zakat: dar aos pobres uma parte da renda.
  4. Saum: jejuar, especialmente durante o mês sagrado do Ramadã. Há outros jejuns, mas só o Ramadã é obrigatório.
  5. Hajj: fazer a peregrinação à Meca, na Arábia Saudita, pelo menos uma vez na vida.

Pedidos de oração

  • Clame pelos muçulmanos, para que Deus continue se revelando a eles por meio de visões, sonhos, milagres e testemunhos dos cristãos.
  • Ore também para que conheçam cristãos que apresentem Cristo para eles como o único caminho para a vida eterna.
  • Para os cristãos que vivem em países muçulmanos, é grande a probabilidade de que a pressão e a perseguição aumentem durante o Ramadã. Ore por força, sabedoria e proteção para nossos irmãos que confessam Jesus como Senhor durante o Ramadã.


Apoie cristãos secretos

Além de orar, você pode contribuir para fortalecer os cristãos secretos que vivem em contexto islâmico, como nossos irmãos no Centro e Sudeste da Ásia. Contribua para o apoio imediato nas necessidades básicas de cristãos secretos de contexto muçulmano.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco