Portas Abertas • 31 dez 2024
A crise em Manipur, na Índia, deixou centenas de igrejas destruídas e milhares de desabrigados
Este ano, a Igreja Perseguida foi submetida a ataques, prisões arbitrárias e deslocamentos em massa. Mas, em cada desafio, pudemos perceber a graça de Deus sustentando e renovando nossos irmãos na fé perseguidos. Relembre a seguir algumas das principais notícias sobre os cristãos perseguidos em 2024 e os projetos desenvolvidos pela Portas Abertas para amenizar as necessidades de nossos irmãos na fé.
Imagens de satélite no primeiro semestre de 2024 mostraram parte de um campo de prisão na Coreia do Norte. O Campo 18, conhecido como o “Campo de Concentração de Bukchang”, é o local onde presos políticos cumprem sentenças longas, sob trabalho forçado.
A imagem de satélite mostra o campo Campo 18 na Coreia do Norte
Pesquisadores do Comitê de Direitos Humanos na Coreia do Norte estudaram as imagens capturadas pelo Google Earth, um software de geolocalização internacional, e concluíram que o campo de prisão está ativo, apesar das alegações de autoridades do país de ter encerrado as atividades.
O fato chama atenção porque inúmeros cristãos são presos e submetidos a condições sub-humanas na Coreia do Norte porque a fé em Jesus é vista como um crime. Como o país é fechado ao evangelho, um dos projetos da Portas Abertas para apoiar cristãos perseguidos norte-coreanos foi o uso de programas de rádio clandestinos que anunciam o evangelho em segredo.
Em julho de 2024, oito cristãos foram presos na mesma semana da eleição do novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Nem todos foram identificados, mas, segundo a organização Article 18, Yasin Mousavi foi o que recebeu a maior sentença, de 15 anos. No Irã, o evangelismo é proibido e cristãos que deixaram o islã para seguir a Jesus não podem participar de igrejas. As autoridades punem os que praticam a fé cristã nas igrejas secretas com duras sentenças de prisão.
O avanço das leis anticonversão preocupa os cristãos na Índia
Aproximadamente um mês antes, ao menos 13 cristãos foram presos por causa das leis anticonversão na Índia. O grupo, que inclui dois pastores, organizou encontros de oração e evangelismo, ações consideradas inconstitucionais pelo Tribunal Superior local. A maioria das prisões aconteceu nas casas onde os cristãos estavam reunidos em oração após denúncias de vizinhos aos policiais. Dado o avanço da perseguição local, nos unimos para oferecer ajuda emergencial a cristãos indianos atacados.
O deslocamento de cristãos foi uma realidade para milhares de cristãos. Desde ataques de grupos extremistas contra cristãos, como o avanço do Boko Haram e outros grupos similares na África Subsaariana, a conflitos do governo e com as comunidades, nos quais os cristãos são vistos como uma ameaça, como ocorre em Mianmar e no México. A situação crítica será o tema do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2025, quando igrejas de todo o Brasil e América Latina estarão unidas em oração.
O tema do DIP 2025 é Forçados a fugir: cristãos deslocados pedem socorro
Agradecemos cada oração, tanta entrega e amor pela Igreja Perseguida. Saiba que você fez a diferença na vida de milhares de irmãos da fé que estão vivos e testemunhando o amor de Jesus nos lugares mais perigosos graças ao seu apoio. Obrigado! Nosso desejo sincero é de que o Ano Novo de cada parceiro seja abençoado, feliz e próspero com a graça de Jesus todos os dias.
© 2025 Todos os direitos reservados