Burkina Faso

Posição no ranking:

20

Burkina Faso
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, corrupção e crime organizado, paranoia ditatorial e opressão do clã
  • Pontuação na pesquisa
    75
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalUagadugu
  • População22,7 MILHÕES
  • População cristã5,3 MILHÕES

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos em Burkina Faso? 

A instabilidade política após dois golpes militares favoreceu a ação de grupos extremistas islâmicos e aumentou o número de ataques violentos. O país tem uma das crises de deslocamento mais graves do mundo – com muitos cristãos entre os deslocados. O governo militar enfrenta acusações de crimes de guerra. Nesse contexto, aqueles que tentam seguir a Jesus em Burkina Faso sentem-se inseguros.    

Burkina Faso, que costumava ser modelo de tolerância religiosa, agora é palco de desentendimento entre muçulmanos e cristãos. Agora, além de enfrentarem violência e ameaças de jihadistas, os cristãos de origem muçulmana são pressionados e ameaçados por parte da família e da comunidade. Muitos têm medo de compartilhar a fé em público porque podem ser rejeitados pelos parentes e forçados a renunciar à fé em Jesus.  

Cada vez que ouço um tiro, todas as lembranças voltam. Não é fácil esquecer. Sempre me questionei se há outras pessoas passando por isso.  

Habiba (pseudônimo), adolescente cristã sequestrada por jihadistas em Burkina Faso 

Como as mulheres são perseguidas em Burkina Faso? 

As mulheres estão mais vulneráveis a violência física e sexual em locais dominados por grupos extremistas islâmicos. É comum que meninas e mulheres cristãs sejam raptadas durante ataques, obrigadas a se converter ao islã e forçadas a se casar com jihadistas.   

Um método comum dos radicais muçulmanos nas comunidades cristãs é agredir sexualmente meninas e mulheres. Isso pode ter um impacto ainda maior quando as vítimas se sentem culpadas por envergonhar a família e a comunidade cristã.   

Mesmo em áreas controladas pelo governo, as cristãs de origem muçulmana podem enfrentar pressão, agressão, casamento forçado, prisão domiciliar, acesso negado a educação e até expulsão de casa. Algumas mulheres são até ameaçadas de morte. 

Como os homens são perseguidos em Burkina Faso? 

Homens e meninos cristãos podem ser obrigados a entrar para grupos extremistas, atacados e até mortos, caso se recusem a se converter ao islã. Esse tipo de violência paralisa as comunidades cristãs e as prejudica economicamente, pois os homens são os principais provedores do lar.   

As famílias e as comunidades costumam ver os cristãos de origem muçulmana como “traidores”, o que aumenta a pressão e os ataques sobre eles. Alguns homens fogem do país em busca de segurança, enfraquecendo ainda mais a igreja local. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Burkina Faso? 

A Portas Abertas trabalha por meio de parceiros locais no fortalecimento de cristãos em Burkina Faso. Isso acontece por meio de treinamentos para sobreviventes de ataques extremistas, ajuda emergencial e cuidados pós-trauma.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Burkina Faso?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Burkina Faso? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Burkina Faso são: opressão islâmica, corrupção e crime organizado, paranoia ditatorial e opressão do clã. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Burkina Faso são: grupos religiosos violentos, cidadãos e quadrilhas, parentes, líderes religiosos não cristãos, redes criminosas, oficiais do governo, líderes de grupos étnicos. 

Pedidos de oração de Burkina Faso 

  • Ore por todas as pessoas afetadas por sequestro, violência sexual e perda de entes queridos.

  • Peça a Deus que as conforte e restaure.  Interceda pelos cristãos deslocados para que sejam supridos em todas as necessidades físicas, emocionais e espirituais.  

  • Clame por sabedoria, proteção e amor aos parceiros locais das Portas Abertas que servem aos cristãos mais necessitados.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco