Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Burkina Faso
Posição no ranking:16
Bandeira-Burkina Faso
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
80
Religião
Islamismo
Capital
Uagadugu
População
24,4 MILHÕES
População cristã
6,1 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos em Burkina Faso? 

Burkina Faso sofreu um amplo colapso na autoridade estatal. Essa insegurança permitiu que extremistas islâmicos dominassem áreas do país e cometessem violência livremente. Esses grupos governam como um tipo de quase-governo, com pouca oposição. 

Líderes religiosos extremistas incentivam as comunidades a serem hostis aos cristãos. Por consequência, igrejas foram queimadas e forçadas a fechar, casas de cristãos foram destruídas e seus negócios foram saqueados. Comunidades cristãs enfrentam ameaças e ataques violentos, obrigando os moradores a deixarem suas casas. Qualquer pessoa que abandone o islã para seguir a Jesus é especialmente vulnerável a ameaças e violência. 

Como as mulheres são perseguidas em Burkina Faso? 

Mulheres e meninas cristãs são especialmente vulneráveis a sequestro, estupro, casamento forçado e pressão para se converter ao islã. Em áreas controladas por grupos extremistas, elas têm pouca proteção governamental, ficando expostas à violência sexual. Filhas de líderes cristãos de origem muçulmana são particularmente visadas, e as convertidas podem enfrentar prisão domiciliar e casamento forçado. 

Como os homens são perseguidos em Burkina Faso? 

Homens e meninos correm risco de sequestro e ataques violentos, muitas vezes fatais, por grupos extremistas. Incidentes direcionados aos homens desestabilizam igrejas e famílias, pois eles são geralmente os principais provedores. Pastores estão especialmente em risco de serem mortos, e meninos podem ser recrutados à força para grupos armados. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Burkina Faso? 

A Portas Abertas serve a igreja em Burkina Faso por meio de treinamento para resistir à perseguição, apoio socioeconômico, cuidados pós-trauma e discipulado. Por trás desse trabalho está a visão de ver a igreja responder biblicamente à perseguição, capacitando espiritualmente seus membros e cuidando dos mais afetados.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Burkina Faso?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Burkina Faso? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Burkina Faso são: opressão islâmicacorrupção e crime organizadoparanoia ditatorial e opressão do clã

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Famílias em frente a abrigo feito com palha e lonas em Burkina Faso

Pedidos de oração de Burkina Faso

  • Desde o golpe militar ocorrido em 2022, Burkina Faso está sob um governo militar. As promessas de retorno ao governo civil ainda não se concretizaram. Ore por estabilidade e para que o povo de Burkina Faso seja amparado pelas autoridades. 
  • Extremistas islâmicos continuam realizando ataques periódicos. Clame para que eles encontrem a verdade de Jesus e abandonem seus objetivos violentos. 
  • Peça a Deus que conforte e supra todas as necessidades dos cristãos que foram deslocados ou que perderam entes queridos em razão da violência. 
  • Interceda pelos parceiros da Portas Abertas no cuidado com os cristãos deslocados internos. Peça a Deus que abençoe esses esforços e espalhe o evangelho por Burkina Faso.

Mais informações sobre o país