Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Moçambique
Posição no ranking:39
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado
Pontuação na pesquisa
69
Religião
Cristianismo
Capital
Maputo
População
35,8 MILHÕES
População cristã
19,9 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos em Moçambique?

Embora Moçambique tenha caído duas posições na Lista Mundial da Perseguição 2026, a perseguição piorou ligeiramente. A província de Cabo Delgado é o epicentro da violência contra cristãos. Na região norte, cristãos são alvo de extremistas islâmicos, incluindo alguns afiliados ao Estado Islâmico. Militantes atacaram explicitamente comunidades cristãs – queimando igrejas, destruindo casas e matando civis. 

Alguns convertidos do islã na parte norte de Moçambique mantêm a fé em segredo devido ao risco de sequestro ou execução, além da possível rejeição por parte da família e da comunidade. Cristãos na região sul enfrentam menos pressão por sua fé, mas seguidores de Jesus em todo o país podem enfrentar oposição ​​caso ​​se ​​manifestem​​ contra políticas governamentais. 

Como as mulheres são perseguidas em Moçambique?

A violência extremista no Norte de Moçambique afeta severamente mulheres e meninas cristãs, que correm risco de sequestro, casamento forçado, abuso sexual e escravidão sexual. Algumas vítimas têm apenas sete anos de idade. Muitas mulheres são deslocadas, ficando expostas a mais abusos, traumas, tráfico e perda de educação. Em regiões de maioria muçulmana, mulheres enfrentam códigos de vestimenta islâmicos obrigatórios e barreiras à escolarização. Convertidas do islã ou de religiões tradicionais africanas são pressionadas a casamentos forçados, têm herança negada ou perdem a guarda dos filhos. Essa perseguição desestabiliza famílias e enfraquece comunidades cristãs em todo o país. 

Como os homens são perseguidos em Moçambique?

A insurgência islâmica continua a impulsionar a perseguição contra homens e meninos cristãos no Norte de Moçambique. Muitos são mortos se recusa​re​m a renunciar à fé, enquanto outros são deslocados, perdendo casas e terras agrícolas. Meninos correm risco de recrutamento forçado por milícias, enquanto homens mais velhos são frequentemente executados. ​Os c​onvertidos enfrentam divórcio, expulsão, ataques violentos e, às vezes, morte. Líderes de igrejas, em sua maioria homens, são alvo tanto de extremistas quanto do governo, criando um vácuo de liderança que deixa muitas congregações vulneráveis e sem cuidado pastoral. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Moçambique?

A Portas Abertas apoia a igreja em Moçambique por meio de treinamentos ministeriais e de preparação para perseguição. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Moçambique?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Moçambique?

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Moçambique são:​​ ​opressão ​​​i​​​slâmica, ​​​c​​​orrupção e ​​​crime ​​​o​​​rganizado e ​​​p​​​aranoia ​​​d​​​itatorial​. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violent​a​s ou não violent​a​s, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Carros circulando pelas ruas de Moçambique

Pedidos de oração de Moçambique

  • Ore pelos entes queridos das vítimas de ataques e pelos deslocados que deixaram suas casas devido à violência. 
  • Peça a Deus que proteja ​s​ua igreja de ataques violentos e a encoraje na fé. 
  • Clame para que a estabilidade retorne a Moçambique e todos possam reconstruir suas ​​vidas.

Mais informações sobre o país